Blog

Como o patrocínio cultural das empresas está relacionado à sustentabilidade?

Como o patrocínio cultural das empresas está relacionado à sustentabilidade?

Segundo um estudo da Unilever, 1 a cada 5 consumidores está disposto a escolher uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade. Além disso, 85% dos brasileiros entrevistados afirmaram se sentir melhor quando optam por marcas sustentáveis. Para quem souber aproveitar, há um mercado de quase um trilhão de euros. Nesse cenário, o patrocínio cultural é uma importante ferramenta de apoio.

Se o empreendimento selecionar os projetos certos, pode fortalecer vários aspectos da sua comunicação — e, ainda, atrelar-se ao conceito de sustentabilidade. Mas, afinal, como isso é possível?

A seguir, descubra tudo o que é importante sobre o patrocínio cultural e veja como ele ajuda a aproveitar a tendência sustentável.

O que é e como funciona o patrocínio cultural?

Muitas das realizações culturais não seriam possíveis se pessoas físicas e jurídicas não estivessem dispostas a apoiá-los. É por meio da captação de recursos que muitos produtores de eventos trazem à vida espetáculos, apresentações ou produções audiovisuais.

Um projeto cultural, portanto, é o planejamento referente a qualquer realização de cultura ou esporte. Com os recursos certos, ele se transformará em um evento ou em um produto ligado ao setor, como um filme.

O papel das empresas surge no patrocínio cultural. Graças às leis de incentivo, o negócio pode oferecer uma quantia para projetos com captação aprovada. Em troca, o empreendimento recebe o abatimento de impostos na próxima declaração. Na prática, o patrocínio sai de graça.

Um dos elementos mais conhecidos nesse sentido é a Lei Rouanet. Ela determina que é permitido ao patrocinador doar até 4% do seu Imposto de Renda e obter o abatimento correspondente. Se o negócio paga R$ 10 milhões de Imposto de Renda, então pode patrocinar até R$ 400 mil em projetos culturais.

E esse funcionamento tão simples fez com que a Lei Rouanet batesse recorde de captação em dezembro de 2017.

Por que essa é uma tendência global?

O patrocínio cultural não tem crescido apenas no Brasil. Em todo o mundo, é esperado que o valor ultrapasse 65 bilhões de dólares, o que representa um crescimento de 5% em relação a 2017.

Em parte, é algo que se deve à existência das contrapartidas, já que elas funcionam como garantias, que são oferecidas pelos produtores. Na prática, as patrocinadoras conseguem obter os incentivos fiscais e ainda aproveitam o retorno trazido por tais garantias. Veja as principais contrapartidas!

Aumento da visão de consciência da marca

Quando um empreendimento patrocina ações ligadas à cultura e ao esporte, por exemplo, ele transmite a ideia de ser socialmente responsável. Com a escolha adequada de projetos, é possível comunicar uma mensagem com emoção e, principalmente, que é autêntica e verdadeira.

Por meio da troca dos valores de cada realização, há um reforço na atitude de marca. Com isso, o estabelecimento passa a ser visto de forma mais consciente, o que leva à obtenção de um resultado destacável junto aos clientes. Em um mercado com alternativas muito semelhantes, essa percepção faz a diferença para gerar novas oportunidades.

Reforço e amplificação da imagem

Graças às contrapartidas, a empresa também consegue que a sua imagem ganhe visibilidade. Por meio da divulgação do negócio nos materiais promocionais e na realização do evento, além das ativações de marca, o público é apresentado a ele de uma maneira positiva e benéfica.

O principal ponto positivo é que há uma adição de emoção ao discurso. A marca não alcança as pessoas de forma apenas comercial. Em vez disso, ela é carregada por uma mensagem que envolve as emoções do marketing cultural e esportivo.

Com consistência de atuação no patrocínio do tipo, há um reforço de posicionamento da empresa, o que contribui para o seu aumentar o seu alcance.

Fortalecimento do relacionamento com o consumidor

No mundo do marketing 3.0, os clientes não querem ser apenas um número de vendas. Eles desejam ter contato com a marca e criar um relacionamento baseado na confiança e no compartilhamento de percepções. Estar próximo ao consumidor, portanto, é imperativo para o sucesso do negócio.

Um dos benefícios do patrocínio cultural é ajudar, justamente, tal relação. Graças à transferência de valores, ao reforço da mensagem e ao disparo de gatilhos emocionais, as pessoas poderão ficar mais próximas à empresa. Por meio de uma política de patrocínios consistente, esses fatores também contribuem para a fidelização, aumento de vendas e a obtenção de melhores resultados.

Ganho de competitividade

O mercado tem se mostrado cada vez mais competitivo, com marcas que disputam a atenção e a preferência do consumidor. O cliente, por sua vez, está mais crítico e busca opções que tragam o melhor custo-benefício, inclusive quanto ao relacionamento.

Ao utilizar o patrocínio cultural, o negócio consegue se destacar e agregar maior valor à sua oferta. Somado a isso, está o aumento na visibilidade e no alcance, o que gera um volume ampliado de oportunidades. Como consequência, adotar a abordagem permite que o seu empreendimento se torne mais competitivo e ganhe destaque na atuação de mercado.

Como essa abordagem se relaciona à sustentabilidade?

Mas, afinal, o que tudo isso tem a ver com a questão de criar uma marca com abordagem sustentável? A resposta está nos projetos que são escolhidos para receber o patrocínio. Quando a decisão é tomada de maneira estratégica, é possível incentivar aqueles que promovem ações sustentáveis em várias formas.

Um exemplo é um espetáculo de música que se preocupa com os resíduos que serão gerados. Com uma estratégia de sustentabilidade, há um valor agregado ao processo, pois há a transmissão da mensagem correta. O patrocinador pode amplificar essa ação por meio de sua divulgação tradicional e digital e incorporar aquele valor à sua imagem, afinal ele será visto como uma empresa apoiadora de causas sustentáveis e preocupada com o meio em que está inserido. O  mesmo vale para outras realizações, de produções audiovisuais a eventos esportivos, em geral. Diante da preocupação com a sustentabilidade de recursos, é possível apoiar tal conceito que apresenta importância crescente.

Além de passar a mensagem correta para os clientes, a empresa atua duplamente na sustentabilidade. Em primeiro lugar, ela ajuda a viabilizar ações que, de algum modo, aumentam a consciência e/ou o cuidado com os recursos. Como resultado, há um impacto negativo menor no meio ambiente.

Além de tudo, selecionar projetos voltados para tais ações cria um ciclo de incentivo. Mais produtores culturais perceberão a importância de pensar com tal ótica e haverá um estímulo a essa abordagem. Assim, com o uso certo do patrocínio cultural, sua empresa pode reforçar o aspecto da sustentabilidade. Os diversos efeitos positivos gerarão novas oportunidades e levarão a um fortalecimento da atuação.

Se quiser dar início a essa possibilidade, entenda o que a Lei Rouanet prevê para os patrocinadores e tire as suas dúvidas! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo