Blog

Marketing de relacionamento: por que patrocinar projetos culturais?

Marketing de relacionamento: por que patrocinar projetos culturais?

 

O marketing de relacionamento reúne todas as técnicas que criam uma abordagem contínua com o cliente ou com uma oportunidade, já que essa é uma ação pensada em médio e longo prazos — de modo a construir um relacionamento positivo com o público. Não se trata de uma propaganda ou de uma ação pontual para vender um item ou explorar uma data comemorativa.

Por essa razão, um dos principais benefícios da estratégia é a humanização. As pessoas sentem que significam mais do que apenas números para a empresa e, com isso, tendem a ficar satisfeitas. Também há um aumento da fidelização e diferenciação de mercado, para citar algumas das vantagens.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas ações para que você consiga explorar as possibilidades, implementar a técnica e obter seus efeitos. Boa leitura!

Elaboração de uma lista de contatos

Uma das características do marketing de relacionamento é a continuidade. A intenção é criar, manter e fortalecer uma conexão com as pessoas de interesse. Para tanto, é fundamental saber como alcançá-las. Então, elaborar uma lista de contatos se torna imprescindível.

Vale a pena armazenar informações como o e-mail e a data de aniversário, a princípio. Como resultado, é possível enviar mensagens e ofertas nas datas comemorativas. Conforme houver maior interação com a oportunidade, vá atualizando a lista de contatos — afinal, ter mais conhecimento sobre preferências e comportamentos ajuda a planejar ações.

Muitas vezes, a produção patrocinada já tem uma lista de contatos fidelizada e permite que o patrocinador as use para fins de relacionamento.

Personalização de conteúdo e de ofertas

Uma lista de contatos recheada de dados leva diretamente para os próximos passos: a segmentação e a personalização da comunicação — tendo em vista que as pessoas podem acessar a maioria das informações em questão de segundos. Assim, se a sua empresa não puder oferecer conteúdo valioso, então o relacionamento não se fortalece.

Para ter uma ideia, e-mails personalizados têm um desempenho 6 vezes maior. Além disso, 79% dos consumidores afirmam que só se engajam se a oferta for personalizada. Desse modo, enviar ofertas baseadas em compras e ações anteriores, por exemplo, gera melhoria no relacionamento.

Criação de experiências únicas

O marketing de relacionamento está ligado ao sensorial. Criar experiências para as pessoas é um jeito de fazer com que elas se sintam mais envolvidas e engajadas com as marcas. Então, é preciso pensar em meios de estabelecer essa conexão.

Em 2016, a marca de uísque Jameson realizou a ativação #BeOriginal. A proposta era simples: as pessoas que passavam no Aeroporto Gatwick entravam em uma cabine de fotos 360° e tinham que ser originais. Durante 4 dias, foram 150 mil indivíduos alcançados. Os participantes mais criativos ganharam viagens pagas para curtir do Dia de São Patrício em Dublin, na Irlanda. A experiência também foi documentada pelos ganhadores e se transformou em um conteúdo único.

Tudo isso gerou uma conexão diferenciada com a marca, o que levou a um aumento de 39% nas vendas em relação ao mesmo período no ano anterior.

Patrocínio de projetos culturais

O patrocínio de projetos culturais é um ótimo meio de incentivar o relacionamento com as pessoas. Quando uma marca patrocina um festival de música, por exemplo, ela se posiciona para o público como uma opção com interesses em comum e isso ajuda a criar uma conexão emocional e duradoura. O patrocínio cultural é a melhor plataforma para ume empresa criar experiências únicas e autênticas para as pessoas.

O patrocínio de eventos também auxilia a ampliar a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da empresa. Uma ação voltada para crianças carentes ou para proteção do meio ambiente transmite valores como incentivo à cultura ou sustentabilidade. Ao final, a percepção dos indivíduos é positiva.

Além de tudo, é possível aproveitar outras contrapartidas trazidas por esses projetos. Ao ter acesso aos dados do público participante, fica fácil compreendê-lo e gerar ofertas personalizadas. Já com as ativações de marca são criadas experiências diferenciadas. Tudo isso leva a um fomento do relacionamento entre empreendimento e público, de modo a alcançar os objetivos esperados.

Diante de tantas vantagens, o marketing de relacionamento é essencial para o sucesso das empresas, já que, ao usar essas ferramentas, é possível aproveitar os seus benefícios. Entre as alternativas, o patrocínio de projetos culturais se destaca, visto que é o que gera mais efeitos de forma consistente. Então, considere destinar parte dos recursos para a estratégia!

O que você acha dessa abordagem? Conte nos comentários e participe!

Pular para o conteúdo