Blog

O que é possível oferecer como contrapartida às empresas patrocinadoras?

O que é possível oferecer como contrapartida às empresas patrocinadoras?

 

Ao elaborar um projeto de patrocínio cultural, é fundamental entender que ele envolve uma permuta. Além de possíveis benefícios fiscais, uma empresa que oferece o patrocínio deve receber algo em troca dos produtores. Esses retornos são vantagens de marketing e são conhecidos como contrapartidas do projeto cultural.

Essas contrapartidas são condições específicas do contrato que determinam os benefícios extras para os apoiadores, ajudando-os a atingir seus objetivos estratégicos. Quando o planejamento é bem estruturado e tem contrapartidas claras e vantajosas, o projeto terá maior facilidade na captação de recursos porque fica mais atraente para quem oferece o suporte.

Para descobrir como usar isso a favor da sua realização, veja algumas possibilidades de contrapartidas do projeto cultural.

Ativação e divulgação de marca

O aumento do alcance de marca já não é o principal resultado de recorrer ao marketing cultural e esportivo. Ele é importante, mas está atrelado a várias outras questões, como fidelização do público, melhoria do relacionamento e otimização da percepção do empreendimento.

Para obter esses efeitos, os processos de ativação e/ou de expansão de marca são bem-vindos. É possível, por exemplo, criar experiências para comunicar de um jeito criativo. No Lollapalooza, a Trident criou um espaço com visual de iceberg, tobogã de 5 metros e máquinas de gelo seco. Tudo para dar a sensação de frio na barriga e ativar o novo sabor fresh do chiclete.

Na presença digital, a ativação acontece nas redes sociais, em anúncios patrocinados ou no site do evento. Com isso, torna-se viável atingir um público maior e mais direcionado. Para completar, há a chance de produzir conteúdo específico que envolva a marca. Um exemplo é a Fiat, que patrocinou o Bonnaroo Music & Arts Festival, nos Estados Unidos. Para lançar o Fiat 500X, patrocinou influencers de várias cidades, que foram até o festival no veículo e contaram as experiências em seus canais.

Distribuição gratuita de produtos e oferta de cortesias

Outra opção de contrapartida de projetos culturais é a oferta de brindes para as empresas patrocinadoras. Quando o evento é fechado, com cobrança de entrada, as cortesias de ingressos surgem como as principais possibilidades. Isso permite que os empreendimentos façam sorteios para o público e atraiam um interesse ainda maior, por exemplo.

Também é viável oferecer produtos específicos da proponente. Se você, como produtor cultural, tem itens ou serviços que podem ser atraentes para os negócios, é possível torná-los parte do retorno. Com as parcerias certas, ainda há como recorrer a elementos especiais, como manobristas ou coquetel para os patrocinadores.

Ampliação do impacto social

Para ter a captação de recursos aprovada, um projeto precisa demonstrar que é atraente e benéfico também para a sociedade. Ou seja, ter contrapartidas sociais robustas é um jeito de aumentar as chances de conseguir o sinal verde dos patrocinadores.

Os empreendimentos têm metas de Corporate Social Responsibility (CSR) (ou Responsabilidade Social Corporativa); assim, o patrocínio com impacto social é uma ferramenta adequada.

Uma das possibilidades é a abertura ao público geral. Quando não existe a cobrança de ingresso, há um reforço no aspecto social e uma elevação da expectativa de espectadores, o que garante maior exposição para as marcas. Também é possível oferecer oficinas gratuitas, projetos esportivos para comunidades carentes ou estabelecer soluções de incentivo ao consumo de produtos culturais de forma democrática.

Permissão de atuação comercial para as empresas

Dependendo do que diz a lei de incentivo utilizada no projeto, há a alternativa de os negócios atuarem comercialmente. No caso da Lei do Audiovisual, o patrocinador pode se transformar em sócio das cotas da produção. Assim, coleta parte dos lucros com a exibição.

Em outras possibilidades, é permitido que as empresas ofereçam produtos de várias formas. Imagine um evento esportivo em que um empreendimento pode apresentar itens de vestuário para a prática ou bebidas isotônicas. Para gerar novas oportunidades, o negócio também distribui amostras grátis e gera experiências que ajudem a convencer os clientes.

Além dessas, outras contrapartidas são:

  • naming rights, por meio da Lei Rouanet;
  • engajamento de funcionários graças ao reforço da cultura organizacional;
  • oferta de experiências exclusivas, como camarotes e recursos voltados para clientes VIP;
  • auxílio na avaliação de retorno (ROI e ROO);
  • acesso aos dados dos espectadores;
  • divulgação por parte dos artistas;
  • visibilidade de marca direta e product placement;
  • pesquisa de hábitos do público;
  • sorteio exclusivo de produtos para espectadores ou consumidores.

As contrapartidas do projeto cultural são elementos que fazem do patrocínio uma troca benéfica para todos. Não se esqueça de que é essencial que as contrapartidas sejam descritas de forma clara e prática no projeto de patrocínio.

Agora que você já conhece as principais possibilidades, será mais fácil usá-las a favor da sua realização cultural. Para deixar sua proposta ainda mais atrativa, veja como montar um projeto de patrocínio que chame a atenção das empresas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo