Como ter engajamento via redes sociais por meio do marketing cultural?
O marketing cultural é uma ramificação do método tradicional de divulgação. Em vez de escolher apenas um anúncio da TV, um outdoor ou o marketing digital, a empresa pode recorrer ao patrocínio de projetos culturais. Quando eles são selecionados da maneira correta, há uma transferência de valores e um fortalecimento do relacionamento.
Como as pessoas estão em busca de marcas conscientes, apostar nessa oportunidade é um caminho para criar o interesse. Com as ações adequadas é possível ampliar o engajamento via redes sociais, por exemplo. Para descobrir como gerar tais efeitos, continue a leitura e veja tudo! Vamos lá?
A importância da escolha das redes sociais
Antes de pensar em como obter interações é fundamental definir os canais da forma certa. Afinal, não adianta ter uma estratégia promissora, mas que não tem o alcance esperado.
Para evitar o desperdício de recursos, tudo começa com a seleção da rede social adequada. A análise de quem é o público-alvo é determinante nessa fase. Por isso, verifique onde está o seu público de interesse, ou seja, qual é a rede social mais frequentada. Nem sempre a alternativa da moda é a mais indicada!
Por causa do grande alcance, o Facebook é uma ferramenta preferencial. Contudo, empresas B2B podem ter resultados diferenciados no LinkedIn, que é voltado para o ramo empresarial, por exemplo. Quanto maior for a eficiência na decisão, melhores serão os efeitos.
A ativação do patrocínio pelas redes sociais
Depois de escolher as mídias que serão utilizadas é preciso pensar na ativação. A etapa consiste em uma “divulgação” ou anúncio do patrocínio e envolve a marca e o projeto cultural. Mais do que apenas demonstrar o direcionamento de recursos, é fundamental fazer uma transferência de valores.
O que o negócio deseja transmitir para os clientes? Qual é a imagem que o patrocínio pode gerar para o empreendimento? Qual é o grande objetivo de percepção? Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser respondidas.
A Petrobras, por exemplo, passou a patrocinar filmes brasileiros e produções nacionais para se posicionar como uma marca nacional forte. O valor transmitido refere à brasilidade, ao patriotismo e à preferência ao que é interno. Eventualmente, isso se reflete até na valorização do produto, como o combustível por ela produzido.
A relevância da ativação de patrocínio
Mas, afinal, o que tem a ver essa fase de ativação com o engajamento via redes sociais? Em primeiro lugar, a etapa é necessária para aumentar a exposição e o alcance da ação. Quanto mais gente for atingida sobre a notícia do patrocínio, maior é o impacto que ele pode gerar!
O processo também está relacionado ao comportamento do consumidor. A pesquisa Edelman Earned Brand 2017, feita com 14 mil consumidores de 14 países, demonstrou a preocupação dos clientes quanto às marcas.
Cerca de metade dos entrevistados acredita que as empresas podem fazer mais que os governos para resolver problemas sociais. Além de tudo, 57% do público está disposto a boicotar um estabelecimento dependendo de seu posicionamento sobre uma causa política ou social.
O patrocínio, portanto, é uma mensagem clara de que o negócio se importa com causas relevantes. Como ferramenta de comunicação, serve para melhorar a percepção da marca. No entanto, a ativação é uma plataforma que dá projeção para a ação. Por causa disso, o empreendimento consegue atingir um volume maior de indivíduos e trabalhar essa preocupação social.
A obtenção de engajamento via redes sociais pelo marketing cultural
Obter bons resultados com o patrocínio depende de uma série de fatores e, como visto, a ativação é um dos mais importantes. Feita pelos canais adequados, um de seus efeitos é o engajamento via redes sociais. Portanto, conquistar essa interação depende de uma atuação para divulgar a oferta de recursos, transmitir valores e ampliar o poder da mensagem.
A seguir, veja algumas dicas para consolidar um melhor desempenho!
Demonstre responsabilidade social
Já que os consumidores estão cada vez mais preocupados com o posicionamento das marcas, é fundamental explorar esse aspecto. Para tanto, a recomendação é demonstrar a responsabilidade social na mensagem de forma clara e objetiva.
Se os consumidores acharem que o patrocínio é apenas uma plataforma para obter um aumento nas vendas é possível que o efeito seja oposto ao desejado.
Portanto, depois de escolher um projeto relevante e alinhado aos valores da empresa, foque em como ele pode gerar impactos positivos. Ao divulgar esses aspectos nas redes sociais é possível consolidar uma atratividade elevada para a ação e ainda fortalecer a marca.
Use gatilhos emocionais
Por maior que seja a responsabilidade social, fazer uma ativação burocrática não é um bom caminho. Novamente, as pessoas buscam um envolvimento verdadeiro e o engajamento via redes sociais depende das emoções disparadas.
Para obter melhores efeitos é válido apelar para o lado emocional. Um projeto cultural que envolva o esporte, por exemplo, pode ter uma comunicação voltada para mexer com a paixão de quem torce — já que isso gera um interesse maior em participar do debate e aproveitar o patrocínio.
Fortaleça a comunidade
Para que o processo de ativação seja bem-sucedido é fundamental envolver os usuários. O engajamento via redes sociais, então, torna-se consequência e um elemento para o sucesso, ao mesmo tempo.
Nas publicações, por exemplo, estimule o compartilhamento e pergunte o que as pessoas acham ou esperam da iniciativa. Além de ajudar a fortalecer o relacionamento entre a marca e os clientes, é um jeito de aumentar o alcance das publicações. Com mais gente sendo atingida, os efeitos se multiplicam!
Mantenha a consistência
Não basta encarar o processo de ativação apenas de maneira inicial. Uma vez que a mensagem seja divulgada, o marketing cultural deve ser cultivado e ter seus resultados colhidos continuamente.
Ou seja, mantenha a atenção no projeto apoiado e reforce a ideia de forma constante. Isso garante que a marca seja percebida como mais socialmente responsável e permite que novos clientes também fiquem por dentro das iniciativas. Além de tudo, é um jeito de prolongar os efeitos e maximizar a obtenção dos resultados.
Ao seguir essas orientações, ter engajamento via redes sociais pelo marketing cultural fica menos complexo. Ah! E não se esqueça de dar máxima atenção ao processo de ativação e garanta a consolidação contínua de bons efeitos!
E já que as mídias sociais são o tema, curta nossa página no Facebook e esteja sempre por dentro das novidades!