Blog

3 tipos de ativações de marca criativas para seu projeto

3 tipos de ativações de marca criativas para seu projeto

Talvez a primeira coisa que está no imaginário popular ao pensar em contrapartidas de um projeto cultural seja as representações de logomarca em vários lugares. Logo no site, logo no crachá, logo no banner e… é só isso?

Aqui eu recomendo que você se coloque no lugar do público do evento: se for uma marca que você já conhece, talvez nem ligue, e se for uma que você não conhece, aí é que você liga menos ainda! A marca não deve apenas “bater ponto” no evento, mas sim mostrar presença.

Os maiores festivais do mundo apostam em ativações de marca muito além do básico. Além de gerar valor tanto para o público quanto para o evento em si, são capazes de proporcionar experiências grandiosas e uma conexão que ultrapassa os limites daquele momento. A ativação de marca, se bem feita, tem o poder de melhorar a percepção das pessoas em relação à marca e é exatamente pra isso que o marketing das empresas trabalham diariamente. Então, lembre-se sempre de falar a língua das empresas quando for pedir patrocínio: usar um vocabulário próprio ao marketing (como “percepção de marca”) vai te ajudar a criar conexão com quem avalia seu projeto.

Esse foi um dos assuntos da nossa live com a Natália Montibeller, criadora do Transcriativa, onde conversamos sobre a conexão emocional entre empresa e público que, se bem consolidada, é capaz de gerar muito além de vendas.

Uma fala bem marcante que ela trouxe é a seguinte: “Nós não conseguimos efetuar uma venda de cotas de patrocínio falando, mas sim ouvindo”. Como dito no artigo anterior, a sinergia com o seu patrocinador deve ser forte para que, juntos, vocês pensem uma ativação de marca impactante.

O segredo é esse: sair do óbvio e entender que a era onde o foco eram as logos acabou. Elas são sim importantes, mas não devem ser apresentadas ao patrocinador como se fossem a vantagem principal. A criatividade é a chave do negócio, ou a moeda do futuro, como disse a nossa convidada Natalia, e para isso existem inúmeras possibilidades: hoje nós traremos três dicas de ativações criativas para você utilizar no seu projeto!

1 – Marketing Social

Já falamos muito no blog sobre marketing social, que é uma forma de marketing que visa enfatizar as ações de uma empresa que geram impacto positivo na sociedade em prol do bem-estar coletivo. Na prática, são ações que fazem bem para uma comunidade, causa ou grupo social, meio-ambiente, etc. No Marketing Social, a ação é o que importa e o lucro é
consequência. Comece pelo básico: a coleta correta de lixo do evento, energia limpa, execução do evento de forma a impactar o meio-ambiente da forma menos danosa possível, uso de material reciclado e acessibilidade para pessoas com deficiência. Depois, aposte em ações para doar suprimentos para pessoas menos favorecidas, plantar árvores, ajudar escolas, talvez algum workshop gratuito… Tudo isso em co-autoria com o seu patrocinador. Mostre na reunião de patrocínio essas ações e proponha ao patrocinador participar delas, pra reforçar os seus valores de responsabilidade social e sustentabilidade.

Um exemplo que foi bastante comentado nos últimos dias foi a ação da Natura em reciclar todos os copos plásticos descartados no Rock in Rio e transformar em embalagens de seus produtos. Quem foi à edição passada sabe que o descarte foi imenso – uma atitude até mesmo incoerente, visto que o festival se mostra engajado em ações ambientais.

2 – Oferecer experiências envolvendo o produto da marca

Oferecer experiências onde o produto é o foco da ativação de marca é uma ótima forma de venda da mercadoria final. Você pode trabalhar com brincadeiras ou jogos que rendam brindes, distribuição de kits, sorteios ou até mesmo, se for o caso do produto, ter pessoas que falam sobre ele e ensinam como usá-lo.

Outro exemplo – também do Rock in Rio 2019 – foi uma promoção que a Red Bull fez, onde você comprava um energético que era novidade da marca e ganhava um copo deles, que tinha uma luz e fazia o copo se destacar. Com certeza, a venda de energéticos não teria sido tão alta se não fosse por esse atrativo.

3 – Ativações envolvendo arte

Ativações de marca que envolvem arte – seja dança, música, teatro ou cinema – tendem a ter alto engajamento dentro de eventos culturais. Um exemplo que já falamos aqui no blog foi o Clarokê, o Karaokê da Claro, que aconteceu no Festival CoMA, que foi um sucesso de público e permaneceu lotado durante os dias do evento. Eles criaram um palco com uma banda ao vivo e o público se apresentava nesse palco, se sentia artista por 5 minutos, e, de quebra, a ação era altamente compartilhável (afinal, todo mundo queria mostrar para o mundo os seus 5 minutos no palco de um grande festival). Uma ação pra 1000 pessoas se transformou em uma ação para 1 milhão nas redes sociais, de forma totalmente orgânica. Pense nestes termos na hora de criar contrapartidas e falar com o patrocinador;
instagramável, compartilhável.

No Rock in Rio de 2019, o Facebook fez uma cabine interativa onde você entrava com os seus amigos, tinha uma festa “particular” acontecendo durante alguns minutos e depois você recebia o vídeo da mini-balada em 360° na página deles. Nem precisamos dizer que foi outra ativação de enorme sucesso que rendeu longas filas para ter essa experiência. A
HBO, ao promover a série Westworld no SXSW, recriou o cenário de uma maneira super imersiva e puderam viver algumas das experiências que os personagens têm na série. Por ser algo fora do convencional, quase um novo mundo, a ação engajou até mesmo quem não conhecia a série.

É fato que todo mundo gosta de sair da sua realidade de vez em quando. Aposte em experiências que fogem do dia-a-dia e tragam algo de novo e inesquecível para quem participa dela. Com um alinhamento de ideias entre você e o seu patrocinador é possível alcançar grandes resultados através de ações potentes e garantir que o seu projeto cresça cada vez mais. Não tenha receio em sair da caixinha, sempre com responsabilidade e
embasamento em suas escolhas!

Gostou das dicas? Se inscreva no nosso canal do Youtube e siga-nos no Instagram para estar sempre por dentro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?