Blog

Aprenda como elaborar um orçamento para evento cultural

Aprenda como elaborar um orçamento

para evento cultural

 

Tanto para conseguir a aprovação nas leis de incentivo, quanto para executar as etapas conforme o previsto, é essencial ter um bom orçamento para evento.

Isso porque o cuidado com as finanças é determinante para que os recursos tenham o direcionamento adequado. Além disso, na hora de prestar contas, essa estrutura ajuda a garantir que tudo seguiu para as tarefas certas.

Mas como montar um bom orçamento? Na sequência, veja 5 dicas para ter sucesso na tarefa. Confira!

Faça uma divisão entre etapas

O orçamento de evento tem que servir, acima de tudo, como uma ferramenta estratégica. Para tanto, é fundamental separar os gastos para cada fase. Preveja os valores em relação à pré, produção e pós, de acordo com as exigências.

É preciso, por exemplo, definir de 20 a 30% para a divulgação do projeto. Também é necessário estabelecer os valores de pagamento da ficha técnica, bem como para as ações complementares, como os projetos educacionais. Assim, tudo pode ser concluído sem precisar de alterações.

Estabeleça quais são as prioridades

Também é necessário definir quais são as questões prioritárias em relação ao orçamento. Isso é exigido porque, diante das diversas exigências de um projeto cultural, nem tudo consegue ser executado.

Pense em uma peça de teatro. Entre as prioridades, estão etapas como a contratação de artistas, o aluguel do espaço e a divulgação da realização. Por outro lado, alguns figurinos podem não ser tão importantes, o que leva a uma provisão menor de recursos.

Com as prioridades definidas, fica mais fácil reconhecer quais são as áreas que demandam maior quantia de dinheiro e onde deve estar o foco do investimento.

Encontre patrocinadores e apoiadores

O orçamento de um evento cultural só se concretiza se o dinheiro necessário estiver disponível. Portanto, é muito importante pensar nas diversas formas de captação de recursos, como o crowdfunding. Além disso, é essencial considerar a conquista de patrocinadores, como pessoas físicas e empresas. Com a obtenção dos valores, é possível executar todas as etapas.

O orçamento não é facilitado apenas pela captação de dinheiro. Obter apoiadores e parceiros é essencial. Ao receber o apoio de uma empresa de mídia, como um jornal, é possível diminuir a verba de divulgação — assim, a redistribuição favorece outras fases.

Respeite as regras específicas

Dependendo da configuração do seu projeto cultural, ele deve respeitar algumas regras em relação ao uso do dinheiro. No caso da Lei Rouanet, por exemplo, existe um limite de cachê para os artistas.

Outras leis de incentivo também trazem definições específicas, como o teto de captação e a aplicação dos recursos. Desse jeito, é fundamental entender a que tipo de cenário o evento está submetido para garantir que o planejamento financeiro seja bem estruturado.

Utilize a tabela do Ministério da Cultura para prever valores

Na hora de elaborar um orçamento para evento cultural, é preciso fazer uma boa estimativa de custos. Além de se basear em projetos semelhantes, é interessante utilizar recursos específicos.

A tabela do Ministério da Cultura, elaborada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a principal ferramenta. Ela apresenta uma média representativa de preços de serviços e de mão de obra no setor da cultura. Assim, dá para ter uma ideia de quanto custa a hospedagem, o combustível e até a locação dos equipamentos.

Lembre-se de aplicar o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), que corresponde à inflação. Desse jeito, é possível ter uma base concreta de valores, o que ajuda a planejar a distribuição de recursos.

O orçamento para evento cultural tem que ser elaborado de forma completa e estruturada. Ao colocar essas dicas em prática, será mais simples atingir os resultados desejados e tornar a sua realização um grande sucesso!

Achou as informações úteis? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outros proponentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?