Blog

Assessoria em projetos culturais: parceiro estratégico para uma ideia ser sucesso

Assessoria em projetos culturais: parceiro estratégico para uma ideia ser sucesso

A arte é relevante para a sociedade em diversos sentidos, pois, além de ajudar a formar cidadãos mais críticos e inteligentes, ainda divulga a cultura, movimenta a economia e oferece lazer e entretenimento às pessoas. No entanto, para que você consiga desenvolver um trabalho artístico com qualidade e profissionalismo, é fundamental contar com uma assessoria em projetos culturais.

O processo burocrático para desenvolver projetos culturais para as leis de incentivo é complexo, e é comum que músicos, atores, organizadores de eventos — como exposições culturais —, entre outros, tenham muita dificuldade em emplacar os seus trabalhos nas comunidades em que atuam.

Neste post, você entenderá o que é uma assessoria de projetos culturais, como é o passo a passo para desenvolver um projeto cultural, quais são os benefícios e como contratar uma empresa especializada nesse assunto. Boa leitura!

O que é uma assessoria em projetos culturais?

Apesar de existirem recursos que financiam projetos culturais, como a Lei Rouanet, é difícil que os artistas consigam obter esses benefícios sozinhos, devido à grande burocracia e, até mesmo, ao desconhecimento sobre a legislação que incentiva o desenvolvimento de ações relativas à cultura e à arte.

Além disso, as leis são difíceis de serem entendidas por pessoas que não têm o conhecimento específico do assunto, pois é necessário não apenas compreender o que a legislação diz, mas também saber como aplicar cada um de seus pontos de maneira correta.

Dentro desse contexto, as assessorias em projetos culturais são empresas que contam com profissionais especialistas em gestão cultural e que são conhecedores dos mínimos detalhes e exigências das leis de incentivo à cultura.

Assim, esses profissionais acompanham e aprovam projetos em todas as áreas artísticas, como a música, a literatura, a pintura, o teatro, o cinema, entre outras.

Como é o passo a passo para desenvolver um projeto cultural?

Para desenvolver um projeto cultural, é necessário seguir um roteiro que conta com diversas etapas, sendo que cada uma delas exige conhecimentos específicos. Os principais tópicos que devem constar nos projetos culturais são os seguintes:

Resumo

Trata-se de uma explicação breve e sintética do que se trata o projeto.

Justificativa

Deve apresentar o contexto no qual o projeto se insere e explicar a sua relevância para a comunidade. É possível, ainda, mostrar os diferenciais e histórico do projeto se ele já tiver sido desenvolvido em outras ocasiões, como é o caso dos festivais culturais com continuidade, por exemplo. Também é importante justificar o mérito cultural do projeto.

Objetivos

Esse item precisa trazer o impacto que se pretende causar com o projeto e as ações específicas que serão realizadas para que os objetivos sejam alcançados, sempre respeitando as finalidades exigidas por cada lei.

Público-alvo

Aqui devem ser detalhados os aspectos que caracterizam as pessoas às quais um projeto cultural se destina. Também é necessário que o item contenha uma estimativa de público beneficiário do produto artístico e os valores que o público pagará pelo produto final, além de conter, como contrapartida, um número limitado de produtos artísticos com acesso grátis ao público.

Resultados previstos

Devem ser apresentados o impacto, os desdobramentos e os resultados que se pretende alcançar com os projetos culturais. Tais resultados podem ser benefícios e contrapartidas culturais, econômicos e sociais para a comunidade. Além disso, todo projeto precisa conter medidas de acessibilidade que estejam de acordo com as normas nacionais do PNE (Portador de Necessidades Especiais).

Estratégia de ação e cronograma

As estratégias para a realização do projeto devem ser detalhadas, de modo que seja possível identificar quem é o responsável por cada ação e como ela deve ser realizada.

Deve ser definido um cronograma para as ações culturais do projeto, mostrando como cada uma das etapas será desenvolvida.

Orçamento

A parte referente ao orçamento é uma das mais importantes de um projeto cultural. As despesas devem ser esmiuçadas e devem estar em coerência com a ficha técnica, com as etapas de trabalho e com as medidas de acessibilidade.

Caso o projeto não contenha essa integração factível entre as partes, o MinC e outras secretarias de cultura perceberão que o projeto foi mal elaborado e que não tem condições de ser executado.

Quais são os benefícios de contar com uma consultoria em projetos culturais?

Como você pôde ver no tópico anterior, elaborar um projeto cultural não é tão fácil como pode parecer em um primeiro momento. Afinal, são muitas as atribuições e conhecimentos que são necessários. É preciso entender de administração, marketing, recursos humanos, legislação etc.

Ao contratar uma consultoria em projetos culturais, você terá auxílio em todas essas etapas, de forma a obter a aprovação do seu projeto pelo Ministério da Cultura. Além disso, receberá um planejamento estratégico completo para a execução de seu projeto cultural.

Vale ressaltar que as assessorias para projetos culturais não atendem apenas aos artistas, mas também a empresas ou instituições que acreditam e valorizam a arte e pretendem patrocinar eventos, lançamentos de livros, divulgação do trabalho de músicos, entre outras iniciativas.

Nesse caso, as empresas podem contar com o apoio de profissionais especializados, os quais verificam como pode ser feito o investimento em patrocínio para atividades culturais de acordo com a lei.

Afinal, as organizações do setor privado que investem em cultura, além de contribuir para o desenvolvimento e incentivo das criações artísticas, também podem reduzir valores de tributos fiscais nas esferas municipal, estadual e federal.

Como contratar uma assessoria em projetos culturais?

Agora que você já entende a importância de contar com o apoio de uma assessoria em projetos culturais, deve estar se perguntando sobre como deve proceder para contratar esse tipo de serviço.

Para isso, é recomendável que você escolha uma empresa reconhecida no mercado cultural, que conte com profissionais capacitados e experientes nessa área e que preferencialmente esteja estabelecida em locais que facilitem o acesso às leis federais de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual.

Localizada em Brasília, a Arte em Curso é uma assessoria cultural que garante a aprovação dos projetos de seus clientes, devolvendo o dinheiro investido caso isso não ocorra. Além disso, tem uma equipe de 20 funcionários que são grandes conhecedores de cada detalhe das leis de incentivo e já conta com mais de 300 projetos aprovados e mais de 80 depoimentos positivos em sua página no Facebook.

Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Arte em Curso e entender como uma assessoria em projetos culturais pode ajudá-lo? Então, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo e fazer do seu projeto um grande sucesso em sua comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo