Como elaborar um portfólio cultural relevante
Os editais de cultura exigem a apresentação de um portfólio cultural como item obrigatório e importante para a pontuação do projeto. Algumas leis de incentivo também exigem esse item como eliminatório. Então, esse é, definitivamente, um dos itens mais importantes, que irá demonstrar a sua capacidade de fazer a gestão correta e eficiente de um projeto. Fiz um vídeo explicando como eu elaboro os meus portfólios na prática. Se quiser assistir, clique aqui.
Um portfólio de qualidade possui algumas características específicas: é objetivo, esteticamente agradável e completo. Algumas pessoas pecam em não saber falar de si e não apresentam todo o potencial que possuem enquanto produtores culturais. Com essas dicas que irei dar, o seu portfólio terá grandes chances de sucesso! Vamos lá?
- Mantenha uma pasta reunindo tudo o que você já fez
É de grande importância que o produtor cultural tenha catalogado em uma pasta (de preferência em uma nuvem, onde você não corre o risco de perder) tudo que for relacionado a seus projetos: clipping, release, produtos, notícias, prints e todos os outros materiais que você pode reunir sobre um evento cultural. Dessa forma, é possível comprovar tudo o que já fez sem o risco das coisas se perderem com o tempo.
- Capriche no design
O conteúdo é o que mais vale, porém um design esteticamente agradável consegue conquistar corações! Em plataformas como o Canva, por exemplo, você consegue achar modelos prontos onde você só insere as informações e imagens. Se for possível, é válido até mesmo contratar um designer que realize esse trabalho para você. Aqui também vale procurar referências para você se inspirar.
- Tenha certeza que seu nome estará na ficha técnica
Se o seu nome não estiver presente nos produtos culturais que você participou, torna-se difícil comprovar que você esteve lá. Peça para o designer que o seu nome esteja incluído nos releases e ficha técnica, até mesmo depois que o evento já passou. Esse é um item extremamente importante, então faça questão de botá-lo em prática! Caso um evento passado que você participou não tenha o seu nome, peça para o responsável ou um designer incluir (desde que você tenha de fato participado).
- Defina uma ordem de apresentação
A ordem de apresentação de seus trabalhos também deve ser bem pensada. Tente colocar os projetos maiores e com melhores resultados em primeiro e último lugar dentro da sua apresentação, de forma que a pessoa que for analisar o portfólio começará e terminará a leitura com boas impressões.
- Vale tudo!
Não é só folder que conta em um portfólio: diplomas, notas fiscais, contratos, prints de vídeos no youtube, matérias de jornal, tudo conta. Aproveite pra fazer aquela limpa nos seus arquivos e lembre-se (novamente) de sempre guardar todo esse material nas suas pastas na nuvem daqui pra frente.
Gostou das dicas? Toda semana nós atualizamos o blog com conteúdos novos e de muito valor! Siga-nos também no Instagram e YouTube para não perder nada.