Blog

Confira as principais tendências do Patrocínio Esportivo!

Confira as principais tendências do Patrocínio Esportivo!

 

O patrocínio esportivo é uma ótima alternativa para as empresas que desejam atingir novos resultados. Ao associar a sua marca a uma realização esportiva, é possível fazer a transmissão de valores do produto esportivo para a marca da empresa e garantir a diferenciação no mercado.

Como mais negócios têm percebido essa possibilidade, certas tendências se consolidam. Grandes eventos pelo mundo, como Super Bowl, Copa do Mundo da FIFA™ e Jogos Olímpicos, inclusive, servem como inspiração. Mesmo realizações de médio e pequeno porte podem aproveitar a alternativa e gerar ótimos efeitos para os patrocinadores.

Quer descobrir quais são as tendências do patrocínio esportivo? Então, continue a leitura!

Visibilidade pelo marketing 360°

As ações de marketing já não seguem apenas um caminho. Os consumidores estão em vários lugares, o que leva à criação de diversos pontos de contato. Com o marketing 360°, é possível estabelecer uma comunicação panorâmica e que busca gerar uma experiência completa.

No caso do patrocínio esportivo, ele pode ser usado para formar visibilidade e brand awareness — ou reconhecimento de marca. No cenário nacional, o Palmeiras é um bom exemplo. O clube recebeu o apoio da Crefisa e, no começo do relacionamento, a empresa não era famosa. Graças à projeção oferecida pelas camisas do time, a instituição se tornou mais conhecida — principalmente entre os torcedores.

Para o Banco do Brasil, um efeito semelhante ocorreu. Após o patrocínio à seleção campeã olímpica de vôlei de 1992, a instituição começou a aparecer como uma alternativa top of mind — ou seja, que é lembrada com mais facilidade pelo público.

Um dos maiores benefícios de adotar a abordagem de visibilidade é a precisão de medição. É possível conhecer o alcance por meio do cálculo do período de exibição em placas ou nas camisas. Como resultado, é mais fácil provar o valor do investimento, como pelo ROI e pelo ROO.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar a necessidade de distribuição dos recursos. Não basta direcionar dinheiro para adquirir um espaço nas camisas, sem conseguir transformar esse cenário em uma ativação de marca.

Integração e relacionamento

Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso criar um relacionamento com os consumidores. Montar um contato diferenciado com o público se mostra necessário para atingir melhores resultados. Pensando nisso, uma das tendências do patrocínio esportivo é a busca por integração, relacionamento e boas experiências.

Imagine uma corrida de rua que é patrocinada por uma empresa de itens esportivos. A partir do patrocínio, fica estabelecido que o público inscrito deverá retirar seu kit na loja da marca que adquiriu a cota correspondente.

Essa é uma forma de criar relacionamento direto entre o público de interesse e o ponto de vendas (PDV). Diante desse fluxo, algumas pessoas podem se interessar por itens vendidos e se transformarão em clientes.

Com a mudança no padrão de comportamento de consumo, o patrocínio esportivo buscará novas formas de se relacionar com o cliente e de gerar uma abordagem fluida, consistente e de valor. Assim, é preciso pensar em meios de se inserir de forma orgânica.

Experiências exclusivas

Dependendo das escolhas, o patrocínio esportivo pode construir cenários exclusivos para os apoiadores. Um dos exemplos é o Avaí. O time brasileiro já utilizou seu torcedor mais ilustre, o ex-tenista Guga, para melhorar os resultados de captação de recursos. Como consequência, Guga participava de eventos e jantares VIP com uma atuação muito forte.

Também é o caso de investir no licenciamento de produtos. É possível lançar itens com a marca de um clube ou até elaborar eventos. Para a situação dos naming rights, o patrocinador pode dar o nome do empreendimento a uma realização ou produto.

A Assaí Distribuidora, por exemplo, nomeará a série A do Campeonato Brasileiro de 2018, com possibilidade de renovação para 2019. Além de aumentar a visibilidade, é um jeito de conferir à patrocinadora um status único.

Todos esses cenários criam situações exclusivas para os apoiadores, o que ajuda a obter destaque em relação aos concorrentes.

Endomarketing

A comunicação interna também é muito importante. As ações de relacionamento com os clientes da parte de dentro da empresa geram efeitos melhores de motivação, integração e produtividade. Por causa disso, o endomarketing é tão relevante.

Como mais empresas têm percebido a necessidade de recorrer a esse elemento, uma das tendências do patrocínio esportivo consiste na adoção dessa possibilidade. No caso do Palmeiras, algumas patrocinadoras podem utilizar o centro de treinamento para realizar eventos corporativos. Além de gerar economia de custos, é uma forma de criar uma experiência única.

Outro exemplo é a aquisição de ingressos por meio das cotas de patrocínio. Nesse caso, as entradas podem ser distribuídas em eventos especiais para os funcionários ou como premiação para os mais produtivos.

Personalização na ativação de marca

Para conseguir gerar uma experiência única, é fundamental pensar na personalização. É a partir desse aspecto que o relacionamento com os clientes é favorecido, além de ser possível obter a diferenciação.

No patrocínio esportivo, uma das tendências é a realização de projetos personalizados — inclusive na ativação de marca. A Rakuten, por exemplo, pensou em novos pilares para oferecer serviços de forma fluida para os fãs do Barcelona e dos Golden State Warriors. Além de desenvolverem um chatbot para o atendimento exclusivo, criaram stickers personalizados que puderam ser usados por quase 1 bilhão de usuários. Para o Golden State Warriors, principalmente, essa foi uma oportunidade de atingir o reconhecimento global.

A marca também elaborou a campanha “Most Valuable Moms”. O evento reuniu 15 mães e seus filhos esportistas. A realização serviu para falar da criação dos integrantes do time e sobre a influência no sucesso em suas carreiras. Como consequência, é possível estabelecer um contato emocional que vai além dos patrocínios — e que atinge o status de parceria estratégica.

O patrocínio esportivo tem mudado ao longo dos anos e conhecer suas tendências é fundamental para obter bons efeitos. Com essas abordagens, você terá a oportunidade de criar campanhas inovadoras e com melhores resultados!

E para acompanhar o desempenho, veja como usar o ROI e o ROO em suas ações de patrocínio e descubra se tudo tem saído como o esperado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?