Blog

Conheça um Case de sucesso gerado através da Lei Rouanet

Conheça um Case de sucesso gerado

através da Lei Rouanet

Muitos brasileiros sonham em realizar projetos culturais de diversos segmentos mas a falta de recursos por vezes impede que ideias incríveis sejam transformadas em realidade.

Para que isso não aconteça, o governo federal oferece diversas formas de incentivo a produtores culturais e até mesmo cidadãos comuns que queiram realizar seus trabalho artístico e fazer a diferença através de projetos culturais.

Uma das opções de incentivo mais conhecida é a Lei Rouanet, que faz uma ponte entre os cidadãos e as empresas, possibilitando que elas patrocinem projetos aprovados pelos órgãos responsáveis e recebam benefícios fiscais.

A busca por patrocinadores é uma tarefa difícil, porém com a orientação correta e bastante persistência, ela é bastante possível. Não é preciso ser um grande produtor ou um artista nacionalmente conhecido para tirar o projetos do papel.

Veja por exemplo a iniciativa que aconteceu em Arvoredo, Santa Catarina. Devido à necessidade urgente de reestruturação e modernização da Biblioteca Professora Benta Cardoso, foi proposto um projeto simples e eficaz para a revitalização e utilização do espaço.

O patrocinador e apoiador do projeto foi o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Com o recurso captado foi possível adquirir acervo bibliográfico, computadores, estantes, mesas de estudo e até livros em Braile. Tudo isso foi possível através do apoio da Lei Rouanet.

Projetos como esse tem vantagem ao captar recursos pois as empresas desejam atrelar sua marca a iniciativas sócio-culturais e educativas.

Em outubro de 2018 a etapa de produção do projeto foi concluída com sucesso. Agora toda população de Arvoredo pode usufruir de uma biblioteca informatizada, acessível e com um grande acervo bibliográfico.

Um case de sucesso como esse anima qualquer artista a não só elaborar o seu projeto através da Lei Rouanet, como também incentiva as iniciativas para a captação de recursos.

O processo para conquistar patrocinadores exige muita força de vontade e perseverança. Nem todo negócio ficará interessado pela sua apresentação ou terá o valor necessário para o investimento — e está tudo bem.

Encare as negativas como uma oportunidade de aprender sobre o que fazer melhor da próxima vez e como direcionar as suas próximas buscas. Se for preciso, faça adaptações no planejamento ou no mapeamento das empresas. Às vezes, mudar um pouco o foco já garante os efeitos desejados.

O importante é continuar tentando e aprendendo ao longo da etapa. Em algum ponto, você começará a encontrar empreendimentos totalmente alinhados e dispostos a oferecer apoio. Além de tudo, esse processo trará bastante experiência e poderá, até mesmo, facilitar as suas próximas realizações.

Como foi possível a revitalização da Biblioteca Professora Benta Cardoso, a tarefa de conseguir patrocinadores para o seu projeto também pode acontecer. Com boa preparação e uma atuação estratégica, fica mais fácil captar os recursos necessários e, enfim, dar vida à sua realização!

Quer ter acesso a muitas outras dicas e ficar sempre por dentro do que rola no mercado cultural? Então, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em seu e-mail!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?