Blog

Como montar um projeto de patrocínio cultural atrativo para as empresas?

Como montar um projeto de patrocínio cultural atrativo para as empresas?

Você sabe como montar um projeto de patrocínio cultural atrativo para as empresas — de modo que consiga realmente um bom patrocinador para o seu evento? Isso é muito importante, pois é necessário convencer as organizações de que elas serão beneficiadas ao apoiar o seu projeto.

Para isso, ele precisa obedecer a alguns tópicos relevantes, que serão listados a seguir. Continue a leitura e conquiste o sucesso na prospecção de apoiadores para o seu evento cultural!

Apresente os benefícios fiscais logo no início

É claro que o objetivo de investir em um evento cultural vai muito além de apenas obter benefícios fiscais. Porém, ao se referir ao setor empresarial, é importante apresentá-los logo no início da conversa.

Primeiramente, as empresas pensam na saúde financeira do negócio. É por isso que a sua abordagem já deve iniciar mostrando os benefícios financeiros que a organização terá. Caso o seu projeto seja aprovado pelas leis de incentivo, destacar essa informação logo no começo já aumenta a atratividade.

Defina o seu público-alvo

Também é relevante que o público-alvo seja muito bem pensado e estudado, de modo que possa procurar apoiadores que tenham o objetivo de atingir essas pessoas.

Se o seu evento é voltado para adolescentes, por exemplo, você não obterá êxito se buscar o patrocínio de uma marca que tem os adultos como público-alvo. Ao entender as pessoas que serão atingidas, fica mais fácil prospectar empresas alinhadas.

Tenha uma justificativa atrativa

Antes de pensar “preciso de um patrocinador”, você tem que persuadir os apoiadores em potencial a apostarem em seu evento. É necessário demonstrar, por exemplo, que eles terão resultados positivos para suas marcas. Por isso, é essencial que a sua justificativa seja atrativa.

Esse tópico deve dizer por que o evento é importante, qual a sua relação com a comunidade em que ele está inserido, as oportunidades que ele trará para os apoiadores etc. Capriche nessa parte do projeto e mostre como ele pode fazer a diferença!

Entenda o patrocinador e dialogue com ele

É fundamental que você saiba ouvir o patrocinador e mantenha um diálogo sempre aberto, de modo que o evento também possa ser moldado de acordo com o desejo dele.

A ideia é que possam ser incluídas ideias do patrocinador, pois é ele quem conhece as reais necessidades da sua empresa. Portanto, ninguém melhor para sugerir as ações que serão mais benéficas para a marca.

Personalize a sua apresentação

Por falar nisso, a etapa de como montar um projeto de patrocínio cultural exige uma abordagem personalizada. As empresas não querem ver apresentações copiadas e que já foram demonstradas para concorrentes. Afinal, algo padronizado indica que objetivos estratégicos não foram considerados.

Em vez disso, estude muito bem o negócio. Entenda o seu porte, quais são as suas principais necessidades e os maiores interesses. Se o empreendimento é uma PME, solicite um valor menor. Se a empresa for de grande porte, ofereça contrapartidas robustas em troca de maior valor.

Além disso, mostre como as ações podem ajudar a conquistar metas ou como o público que será atraído tem a ver com o consumidor do negócio. Um festival de música eletrônica, por exemplo, deve demonstrar como uma marca de bebidas pode ser reconhecida pelo público jovem.

Vale a pena, inclusive, relacionar o seu projeto a outras realizações que já foram apoiadas pelo negócio ou por seus concorrentes diretos. Assim, a sua persuasão fica bem maior.

Proponha ações criativas para a marca

É preciso sair do lugar-comum e pensar fora da caixa. Então, que tal propor ao apoiador contrapartidas que vão além da simples menção da marca nos materiais de divulgação do evento ou da exposição de um bannerno local?

Você pode sugerir, por exemplo, ações de merchandising do estabelecimento no dia do evento, promoções ou sorteios de produtos para engajar público nas redes sociais.

Aqui, conhecer seu público-alvo é muito relevante, já que poderá entender quem ele é, onde está e o que quer — e, com isso, elaborar estratégias mais eficientes para promover a apoiadora.

Valorize o design do projeto

Não se esqueça de que a etapa de como montar um projeto de patrocínio cultural inclui a valorização do design. Assim, é recomendado demonstrar todos os fluxos — do orçamento e cronograma às fases de execução.

O patrocinador não está profundamente interessado nos detalhes de realização. No entanto, ele quer ter a certeza de que a proposta é viável e capaz de oferecer o que foi prometido. Então, um bom planejamento e um design robusto devem ser apresentados nessa fase de convencimento.

Destaque o impacto social

Ao dizer para si “preciso de um patrocinador”, vale a pena entender que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a Responsabilidade Social Corporativa (CSR). Afinal, 66% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis, por exemplo. Além disso, 86% dos consumidores esperam que as empresas atuem de forma responsável.

Para aumentar as suas chances de receber o apoio, demonstre como o projeto impacta a sociedade. Para obter a aprovação na Lei Rouanet, por exemplo, é preciso apresentar contrapartidas sociais. Então, elas também podem fazer parte da sua proposta.

Trazer as ações de acessibilidade e/ou de cuidado com a natureza é o melhor caminho. Aproveite para demonstrar a existência de ações educativas, de gratuidades ou de acesso facilitado a pessoas com deficiência física. Assim, as marcas terão um motivo extra para realizar o patrocínio.

Mostre seu clipping para dar credibilidade

Comprar espaço nos veículos midiáticos pode ser muito caro — e é por isso que a mídia espontânea sempre é algo desejado pelos empresários. Para conquistar um patrocinador, portanto, o clipping é uma arma poderosa.

Caso o evento já tenha sido realizado em outras edições, mostre as matérias da cobertura jornalística feita por jornais, revistas e portais de notícias, traduzindo em números o valor que o patrocinador ganhará em mídia gratuita.

Defina cotas flexíveis

Você deve ter o cuidado para que as cotas vendidas sejam flexíveis e compatíveis com o mercado da sua região. Se os valores para patrocínio forem muito altos, terá dificuldade em encontrar patrocinadores.

Também é interessante oferecer diferentes modalidades de patrocínio. Podem ser criadas categorias — como ouro, prata e bronze —, em que cada uma tem inserções distintas nos materiais de divulgação e ações realizadas.

Ofereça informações claras e objetivas

Ao mesmo tempo em que o seu projeto deve conter todos esses dados, é indispensável que ele seja direto e claro. Normalmente, os tomadores de decisão de um negócio não têm tanto tempo disponível. Então, é preciso aproveitar as oportunidades do jeito certo.

Evite acrescentar informações pouco práticas, como um extenso currículo dos produtores culturais. Dê máximo foco aos dados que realmente importam, como as contrapartidas e os possíveis efeitos gerados para a marca. Ao final, tire todas as dúvidas que surgirem.

Seguindo essas dicas, você certamente terá sucesso no seu evento, pois agora já sabe como montar um projeto de patrocínio cultural atrativo. Lembre-se sempre de apresentar impactos positivos, já que os negócios estão à procura de resultados.

Quer ainda mais dicas para conseguir bons apoiadores? Então, leia nosso post com seis dicas essenciais para atrair patrocinadores para o seu projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo