Blog

Como planejar seu projeto cultural para obter os benefícios das leis de incentivo?

Como planejar seu projeto cultural para obter os benefícios das leis de incentivo?

Artistas de qualquer modalidade precisam, em algum momento, passar pelas etapas de um projeto cultural e de seu planejamento. Afinal, para obter benefícios do Governo dentro das leis de incentivo à cultura, é importante que vários detalhes sejam observados no momento da elaboração desse documento.

Mas, se você ainda não sabe muito bem o que é um projeto cultural e como desenvolvê-lo, não se preocupe! Criamos este post com informações interessantes. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é um projeto cultural?

Um projeto cultural é um documento que deve reunir todo o planejamento de um evento ou de uma série de apresentações artística, como mostras de quadros, shows musicais, peças de teatro etc.

É importante que ele seja muito bem estruturado, pois, assim, é possível que o artista faça parcerias com o setor privado e consiga se beneficiar com as leis de incentivo à cultura, como a Lei Rouanet.

Vale destacar que precisa ser bastante completo, pois as leis de incentivo possuem uma série de critérios de aprovação. Então, apresente as fontes de captação de recursos, qual será a remuneração do captador e a relevância do projeto para a comunidade local, entre outras questões.

Tudo isso é imprescindível para convencer o Ministério da Cultura (MinC) e as secretarias a chancelarem o seu projeto, ou seja, o aprovarem para captar com incentivo fiscal. Além disso, é importante que ele tenha mérito cultural, ou seja, que prove ter finalidade artística e não educativa, esportiva, de saúde, ciência ou outros.

Como desenvolver um projeto cultural passo a passo?

Para que o seu projeto cultural seja aprovado pelo Governo, ele precisa ser bem especificado em diversos pontos. Alguns detalhes que merecem a sua atenção são:

Cronograma

O cronograma deve apresentar todas as ações que envolvem o projeto, ou seja, todo o seu planejamento estratégico, prevendo o que será feito e quanto tempo durará cada uma de suas fases: pré-produção, produção, divulgação e administração. Essas etapas precisam estar coerentes com o orçamento e a ficha técnica.

Orçamento

Liste todos os gastos e investimentos necessários para a realização do evento cultural. Você deve registrar orçamentos do pagamento de pessoal, contratação de equipe técnica e empresas de suporte, como limpeza, segurança e infraestrutura.

É importante que seja dada uma atenção aos preços de mercado e ao princípio da razoabilidade. Além disso, analise também se o custo total do projeto é razoável em relação ao número de pessoas que terá acesso ao produto cultural.

Ficha técnica

A ficha técnica deve apresentar um currículo de todos os curadores e artistas envolvidos no projeto. Também é importante ressalvar a atividade que será desenvolvida por cada profissional envolvido.

Plano de distribuição

O plano de distribuição tem que trazer todas as informações acerca da quantidade e do preço de um produto cultural, bem como a forma como será distribuído.

No caso da produção de um livro ou de um CD, por exemplo, deve constar o preço a que será vendido e as praças em que ele será distribuído. Para eventos como concertos musicais e mostras artísticas, pode ser mostrado o calendário com as localidades em que o evento acontecerá.

Acessibilidade

Outro ponto importante a ser detalhado é a acessibilidade. No caso de eventos, deve-se mostrar no projeto como a infraestrutura está preparada para receber pessoas com deficiência (deficientes visuais, auditivos e físicos).

Para desenvolver uma realização acessível a todos, é necessário entender quais as possibilidades de acesso que os projetos das diversas áreas culturais podem oferecer.

Como acertar em todas as etapas de um projeto cultural?

Como visto, o projeto é elaborado a partir de vários passos. O planejamento deve ser bem estruturado, tanto para garantir profissionalismo no edital quanto para conquistar patrocinadores.

Cada momento é crucial e alguns trazem desafios extras. Para não ter dúvidas, veja como acertar nas várias etapas de um projeto cultural, independentemente do obstáculo.

Defina a palavra-chave para a justificativa

Muitos artistas e produtores ainda encaram a justificativa como mera burocracia. No entanto, ela corresponde ao grande motivo para a sua realização acontecer, por isso merece uma atenção especial.

Para facilitar a elaboração, é interessante pensar em uma palavra-chave. Selecione um termo que defina o impacto positivo da sua proposta e construa a justifica ao redor dele. Ao final, o resultado será muito atraente e convincente.

Acerte na escolha do lugar mesmo sem recursos

Uma das etapas mais desafiadoras de um projeto cultural é saber definir alguns aspectos, como o local. No começo, você ainda não tem os valores necessários, o que dificulta a decisão.

Para não ter dúvidas, crie um perfil do lugar ideal: capacidade, público atraído, preço, acessibilidade e assim por diante. Em vez de se limitar a uma opção, você passa a considerar várias possibilidades, de acordo com as necessidades do projeto.

No começo, pode-se decidir por um local específico. Mas se for necessário mudar, é só alterar para outra opção que atenda ao perfil.

Defina o cronograma ainda sem saber quando o projeto acontecerá

Como o planejamento requer atenção, também é preciso ficar de olho no cronograma. Isso é válido mesmo sem saber quando tudo tomará forma.

Para não ter erros, liste as tarefas necessárias e, depois, organize-as na ordem em que devem acontecer. A cada passo, faça uma estimativa de dias, semanas ou meses. É possível usar projetos anteriores ou realizações do mesmo estilo e porte para a comparação. Ao montar esse plano, dá para ter uma ideia clara do tempo exigido.

Estabeleça contrapartidas viáveis

Quando o projeto cultural é submetido à aprovação de um órgão público, como o MinC, é comum que ele tenha de trazer contrapartidas sociais. Na prática, elas envolvem um impacto para a sociedade.

Ao apresentar para possíveis patrocinadores, é preciso estabelecer vantagens que levem ao retorno positivo do investimento. Então, é essencial definir as contrapartidas, mas de forma que elas sejam viáveis. Só prometa aquilo que puder ser cumprido e que fizer sentido para o estilo da realização cultural.

Monte o plano de divulgação

Uma das últimas etapas de um projeto cultural consiste em decidir como ele deve ser divulgado. Isso é importante porque pode fazer parte de uma das contrapartidas, como a divulgação dos patrocinadores nas redes sociais.

Defina quais serão os métodos utilizados, como:

  • jornais;
  • revistas;
  • periódicos online;
  • redes sociais;
  • panfletos e assim por diante.

Não se esqueça de definir os custos e as exigências de cada etapa, como o acompanhamento de resultados ou a produção de materiais específicos. Se houver alguma parceria ou apoio, inclua já no planejamento para conduzir melhor a realização.

Seguindo esses passos, temos certeza de que você conseguirá passar pelas etapas de um projeto cultural e obter benefícios. No entanto, reforçarmos a importância de contar com a assessoria de uma empresa experiente nessa área para aumentar as suas chances.

Quer viabilizar a realização, mas não sabe como lidar com os obstáculos oferecidos por quem patrocina? Conheça 5 objeções de patrocinadores e saiba como contorná-las!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo