Blog

Atitude de marca: como valores de um projeto cultural podem ser transferidos à empresa?

Atitude de marca: como valores de um projeto cultural podem ser transferidos à empresa?

 

Você sabe o que a marca da sua empresa significa, de verdade? Ela não é apenas um logotipo, um nome ou uma cor. A atitude de marca é a principal responsável por definir o seu empreendimento e como ele se posiciona no mercado. Por meio das ações certas, o negócio consegue se comunicar com os clientes e gerar identificação.

Acima de tudo, é uma forma de sair apenas do discurso. Não adianta dizer que se preocupa com a sustentabilidade e não demonstrar isso. Os consumidores, cada vez mais exigentes, notam essa falta de alinhamento e trocam o negócio por outro que pratica o que diz.

Ter atitude de marca, portanto, é cumprir a “promessa” que é feita para o seu público. Para promovê-la, há algumas ações que podem ser executadas — e os projetos culturais se destacam. A seguir, entenda como usar esse conceito a seu favor e realizar uma transferência de valores! Vamos lá?

Conheça quem é o seu público-alvo

Antes de partir para a ação, é fundamental pensar em quem é o seu público-alvo. A ideia é compreender o que as pessoas esperam da sua marca, o que as fazem se conectar e quais são os motores da fidelização.

Considere, por exemplo, a Geração Y, também chamada de Millennials. Os nascidos entre 1980 e 1998 prometem mudar a forma de consumo e, desde já, mostram-se preocupados com causas específicas.

Nesse sentido, as responsabilidades social e a ambiental estão entre os fatores. De acordo com o estudo Millennial Pulse, 90% dos entrevistados afirmam que comprarão de uma empresa se confiarem em sua política social e ambiental. Para completar, 95% das pessoas estariam dispostas a indicar o negócio. Portanto, se o seu estabelecimento é voltado para esse público, a atitude de marca deve ser centrada nessas questões.

Dependendo do setor, o interesse também muda. Há quem prestigie as ações de alimentação saudável, educação ou valorização da cultura. Desse modo, ao conhecer o público, é possível definir quais são as abordagens que geram aproximação.

Tenha um bom planejamento de marketing

Depois de entender o mercado, está na hora de colocar a atitude de marca na prática. O discurso vazio afasta os clientes e gera dúvidas sobre a credibilidade, então o planejamento de marketing deve incluir medidas que demonstrem que a empresa realmente se preocupa.

Pensar na publicidade como se fosse um megafone — utilizado apenas para contar as vantagens do empreendimento — não é efetivo. Em vez disso, crie um relacionamento duradouro com o público, mesmo que seja por meio das redes sociais.

Defina, ainda, quais são as estratégias que farão parte do plano. Você sabia, por exemplo, que o investimento em projetos traz mais do que a renúncia fiscal, podendo gerar a transferência de valores para sua marca? Pois bem! Pense nisso, a partir de agora.

Adote o patrocínio cultural do jeito certo

Ao saber a importância de incentivar projetos culturais, tome cuidado com a escolha das suas ações. Selecionar um projeto apenas porque está na moda e não dar continuidade a ele, por exemplo, soará como oportunismo comercial. Eventualmente, gerará o efeito contrário e os clientes se afastarão.

De maneira semelhante, não basta investir em um projeto que parece atraente, mas que não tem a ver com os valores e com a missão do negócio. As mensagens serão conflitantes e a atitude de marca não corresponderá ao discurso.

Em vez disso, dê destaque à essência e à filosofia da empresa para ter bons resultados. Ao investir no marketing esportivo, por exemplo, você pode fazer a transferência de questões como competitividade, superação e liderança. Já o cultural pode transmitir ideias como a inovação, a excelência e a valorização nacional.

Identifique o que tem a ver com o seu empreendimento e, só então, faça o investimento. Para tornar o processo mais simples, é válido recorrer a uma consultoria de patrocínio. Como consequência, o negócio fará a melhor aplicação de recursos.

Ao entender a importância da atitude de marca, sua empresa pode se aproximar do público de forma efetiva. Portanto, na hora de decidir adotar o apoio de projetos, não se esqueça de fazer escolhas adequadas para que a transferência de valores seja a ideal para o empreendimento, certo?

Quer descobrir como oferecer o patrocínio de um jeito mais fácil? Então, veja como funcionam as leis de incentivo para as empresas apoiadoras e tire as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo