Blog

Autoridade de marca: por que investir em eventos e projetos culturais?

Autoridade de marca: por que investir em eventos e projetos culturais?

 

No mundo do marketing 4.0, relacionar-se com os clientes é determinante para obter bons resultados. A prova disso é que 87% dos consumidores estariam dispostos a comprar de um empreendimento baseando-se em seus valores e na confiança. Ter autoridade de marca, portanto, nunca foi tão importante.

Um estabelecimento que é visto como autoridade ocupa uma posição de destaque. Ele é considerado uma referência de informação, de conteúdo original e de direcionamento para a compra. Para chegar a esse efeito, a empresa não deve se preocupar apenas com a autopromoção. A ideia é educar e seduzir o público e ir além das ofertas.

A autoridade de marca pode ser consolidada pelos projetos e eventos culturais. Para entender como isso acontece, veja as principais vantagens de investir nessa abordagem!

Associa os valores do projeto ao estabelecimento

Quando um negócio aposta em ações culturais, ele empresta parte dos valores de cada realização. Um evento esportivo, por exemplo, transmite conceitos como superação, companheirismo e excelência. Se a marca oferece patrocínio, faz com que seu nome fique atrelado a essas ideias.

A transferência dos valores do artista ou do projeto é fundamental para melhorar o posicionamento do empreendimento. Com a consistência de investimentos, a empresa toma para si alguns desses conceitos e se estabelece como uma autoridade em seu nicho.

Melhora a brand awareness

A otimização da consciência de marca — ou brand awareness —, inclusive, é um dos grandes impactos do investimento em eventos e ações culturais. Graças à transferência de valores, o empreendimento é percebido de uma forma mais profunda e positiva pelo seu público. A impressão causada por um patrocínio é duradoura, em oposição à efemeridade da impressão causada por um anúncio tradicional, para o qual o público 4.0, crítico e seletivo, apresenta resistência.

Imagine um negócio que patrocina um projeto que visa atender crianças carentes por meio da democratização da cultura. A ação não está diretamente ligada à venda de um produto ou serviço, mas gera um impacto social benéfico.

Como consequência, os consumidores verão o empreendimento de maneira mais positiva em vários aspectos. Se a atuação for consistente e ligada à missão e aos valores da organização, o resultado surge como consolidação da autoridade de marca.

Elimina os intermediários de comunicação

As estratégias tradicionais de marketing fazem com que sempre haja um intermediário entre a empresa e o seu público. Ao fazer um anúncio na TV ou na internet, por exemplo, há a dependência do meio de comunicação para transmitir a mensagem.

Já com o patrocínio de cultura, isso não acontece. Ao investir em um evento cultural ou esportivo, o negócio se comunica diretamente com o público que comparece.

Além de tudo, a marca ganha a chance de definir como será a experiência. Ao patrocinar um festival de música, por exemplo, a empresa tem maior controle sobre parte da realização, o que ajuda a criar uma boa experiência para os clientes em potencial que participam do evento.

Garante a autenticidade de conteúdo

Para obter a autoridade de marca, a oferta de conteúdo é um dos principais pilares. Por meio dela, há a transferência de conhecimento que ajuda o público em vários níveis. Contudo, apenas replicar informações ou não investir o suficiente não atende às exigências.

Cerca de 80% dos consumidores afirmam que a “autenticidade de conteúdo” é o fator determinante para se tornar um seguidor. Ou seja, ter uma abordagem relevante, original e direcionada é indispensável para gerar vendas e obter a fidelização.

Ao investir em eventos e projetos culturais, a marca pode também explorar o que foi produzido. Patrocinar filmes por meio das leis de incentivo, por exemplo, faz com que o estabelecimento tenha um conteúdo original e autêntico. O planejamento de ações do tipo, portanto, leva à consolidação da autoridade.

Os eventos e projetos culturais também ajudam uma empresa a garantir a sua autoridade de marca. Ao aproveitar as vantagens desses investimentos, o negócio consegue se destacar e obter novos resultados positivos, como vendas e fidelização.

Para saber tudo sobre como oferecer recursos para o marketing cultural, curta nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram! Nos vemos por lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?