Blog

O que é endomarketing e como ele melhora o relacionamento interno?

O que é endomarketing e como ele melhora o relacionamento interno?

 

Quando se fala na comunicação da empresa, é comum pensar no público externo. Entrar em contato com os clientes e potenciais oportunidades é essencial para chegar ao sucesso. No entanto, o mercado interno também exige atenção — e é nesse cenário que o endomarketing se mostra importante.

Tão necessário quanto abordar os consumidores é se comunicar com funcionários, parceiros, stakeholders e fornecedores. Desse jeito, é possível melhorar o relacionamento de dentro e levá-lo a um novo nível.

Para entender o que é e qual é o papel dessa comunicação para o público interno, continue a leitura!

Afinal, o que é e para que serve o endomarketing?

O prefixo “endo” tem origem grega e significa “para dentro”. De maneira literal, o endomarketing corresponde às estratégias de marketing executadas para dentro do empreendimento.

Esse conjunto de ações não pretende vender um produto ou um serviço, como acontece de forma externa. Em vez disso, busca melhorar o relacionamento interno e garantir mais satisfação para os envolvidos. Ele também é chamado de comunicação interna e tem o objetivo de fortalecer o contato com o capital humano. Assim, é uma mistura entre abordagens dos times de marketing e de RH.

Como ele melhora o relacionamento interno?

Quando é executado da maneira adequada, o endomarketing é capaz de trazer ótimos resultados para a relação que existe entre o público de dentro e a empresa. A seguir, veja quais são os principais efeitos benéficos.

Fortalece a cultura organizacional

Quando o estabelecimento executa ações de comunicação interna, consegue demonstrar quais são os seus valores importantes. Pense, por exemplo, que o negócio realiza uma palestra sobre a necessidade de cuidar da saúde. Ao fazer isso, demonstra que um de seus valores é a priorização do bem-estar das pessoas. Com essa transmissão, existe um fortalecimento da cultura organizacional. Fica mais fácil para o time “vestir a camisa” e agir de forma alinhada às expectativas da gestão.

Melhora a percepção interna do negócio

Um dos grandes objetivos do endomarketing é mudar, para melhor, o modo como a empresa é vista internamente. Com certas ações, é possível fazer com que o público de dentro enxergue o negócio como um local agradável, moderno e ciente das principais necessidades, por exemplo. Quando o estabelecimento é visto de um jeito otimizado, ele consegue atrair talentos com mais facilidade, além de obter relacionamentos fortalecidos.

Aumenta o engajamento e a motivação

Se as pessoas vestem a camisa do negócio e o enxergam de forma melhor, é natural que se sintam satisfeitas, certo? A estratégia, portanto, leva a uma elevação no nível de engajamento e de motivação. O relacionamento fica mais forte porque há maior produtividade, menos absenteísmo e muito mais comprometimento. Isso se reflete, inclusive, no atendimento aos clientes externos, o que otimiza os resultados.

Diminui o turnover

O turnover ou taxa de rotatividade corresponde à saída de colaboradores em determinado período. Quanto mais pessoas são substituídas, maiores são os custos e os indícios de que existe algo de errado. Por outro lado, a comunicação interna robusta ajuda a reverter esse quadro e favorece a retenção de talentos.

Como colocar o endomarketing em prática?

Para aproveitar todos os benefícios do relacionamento interno, a comunicação pode ser colocada em prática de várias formas. Criar eventos de integração é um jeito de melhorar o contato entre times e setores. Também é possível realizar palestras de conscientização, workshops e até gincanas e disputas para fortalecer a transmissão de valores.

No entanto, o caminho ideal é por meio do patrocínio cultural. Com as diversas áreas culturais, há uma grande gama de soluções propostas. Patrocinar realizações culturais e utilizar ingressos de cortesia para os premiados de uma equipe, por exemplo, é um jeito de melhorar a relação. Também é válido incentivar a participação das pessoas em certos projetos, o que ajuda na obtenção de bem-estar e boa percepção.

Com o endomarketing, o relacionamento interno do negócio é levado a um novo nível. Nesse sentido, o patrocínio cultural torna os impactos ainda mais positivos.

Não quer ficar de fora sobre as possibilidades para a sua empresa? Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para estar sempre por dentro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?