Blog

Quais as vantagens de patrocinar um projeto cultural?

Quais as vantagens de patrocinar

um projeto cultural?

O projeto cultural é um planejamento voltado para a realização de um evento que estimula a cultura. A execução de um festival de música é um exemplo, bem como de uma exposição de quadros ou de uma feira literária. Para que ele possa ganhar vida, precisa do apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas. Patrocinar um projeto cultural, portanto, é uma possibilidade de investimento para os negócios.

Quando a empresa recorre a essa alternativa, ela coloca em prática ações ligadas ao marketing cultural, de experiência e de relacionamento. No mundo do marketing integrado, trata-se de uma ação diferenciada e com potencial de trazer ótimos resultados.

Para entender melhor, continue a leitura e conheça os benefícios de apoiar um projeto cultural e descubra quais são os principais impactos para o negócio.

Melhora a imagem da empresa

A forma como o empreendimento é visto é determinante para o seu sucesso no mercado. O branding, por exemplo, trabalha as percepções do público para construir a marca de um jeito estratégico.

Ao patrocinar um projeto cultural, o negócio consegue mudar a maneira como ele é visto. Em primeiro lugar, é um modo de ampliar a sua Responsabilidade Social Corporativa (CSR).

Isso é importante porque, em média, 78% dos consumidores esperam que as empresas tratem de assuntos relevantes sobre a justiça social. Inclusive, 63% dos norte-americanos acham que os estabelecimentos devem focar em mudanças sociais e ambientais, mesmo sem regulação do governo.

Em troca, o mercado promete uma resposta de grande impacto: 87% dos consumidores tomarão uma decisão de compra se o negócio tratar de um assunto com o qual eles se importam. Em contrapartida, 76% das pessoas deixarão de comprar se o empreendimento tiver uma atuação que vai contra os princípios individuais.

Com o fomento à cultura, há a transmissão de uma mensagem de preocupação com os aspectos sociais de determinada região. Além disso, o apoio financeiro também é uma forma de colocar em prática o discurso.

Ao investir nos projetos culturais alinhados com os valores do negócio, é possível melhorar a imagem no mercado e atrair as pessoas certas. Como consequência, há a obtenção de resultados melhores.

A Corona é um bom exemplo. Na etapa do Campeonato Mundial de Surfe (WSL), a marca se uniu ao Instituto GDM (Guardiãs do Mar e Águas) e criou uma ativação voltada para a sustentabilidade. Os atletas se uniram para realizar a limpeza da praia, com palestra de conscientização e destinação dos materiais para a reciclagem. Assim, a marca conseguiu se posicionar como um empreendimento preocupado com a sustentabilidade.

Atrai novos clientes

O apoio aos projetos adequados também ajuda a marca a atrair mais pessoas para a compra, de modo a aumentar o faturamento e a melhorar os resultados de modo geral. Em primeiro lugar, é algo que acontece graças à expansão da visibilidade e do alcance.

Por causa desses elementos, há uma maior geração de oportunidades e uma captação de leads. Com a ampliação do brand awareness, um volume amplificado de pessoas percebe que a empresa está disponível e oferece soluções específicas para as suas necessidades.

Além disso, o reforço da imagem melhora a disposição em relação às compras. Há um aumento do valor agregado, já que as pessoas sentem que não compram apenas um produto — mas também o suporte oferecido à cultura e às demais questões importantes.

A Heineken é um exemplo de empresa que aposta no patrocínio esportivo. Além de apoiar a Liga dos Campeões e o Grande Prêmio de Fórmula 1, incentiva modalidades menos populares, como o rugby.

No primeiro semestre de 2018, o lucro da empresa aumentou 9%. Para melhorar, as vendas cresceram em todas as regiões do Brasil. Embora os resultados não estejam associados apenas aos patrocínios, as ações são determinantes para o desempenho.

Ajuda a promover ações culturais

Outro ponto positivo é que o apoio a projetos do tipo faz com que a empresa se envolva com ações culturais. Isso ajuda a associar a marca a medidas educativas e transformadoras, além de estimular a transferência de valores.

Não é somente algo que aumenta a responsabilidade social, mas varia a atuação do empreendimento. Ele já não é visto apenas como um promotor de certos produtos e serviços, mas também de aspectos culturais relevantes.

Para entender melhor, considere o Santander. O banco é conhecido por seus serviços financeiros e ainda investe em projetos culturais de diversos tipos. Em São Paulo, apoia o Teatro Santander, a Sala de Arte Santander e outros estabelecimentos, como o Theatro Municipal de São Paulo. No Rio de Janeiro, é patrocinador do Museu do Amanhã. Em Pernambuco, do Museu do Estado de Pernambuco.

Tudo isso faz com que a instituição se envolva e promova diversas ações culturais, transformadoras e que geram bons impactos na vida do público.

Fortalece o relacionamento

Um dos aspectos mais importantes para qualquer negócio é a capacidade de estabelecer e manter bons relacionamentos. Em relação aos clientes, significa fortalecimento e fidelização, o que gera resultados melhores. Ao patrocinar um projeto cultural, é exatamente o que acontece.

De volta à questão da Responsabilidade Social Corporativa, 88% das pessoas afirmam que tendem a se fidelizar a marcas que compartilham valores. Portanto, o investimento nos projetos com as propostas corretas aumenta as chances de manter os clientes sempre por perto.

Outro ponto é que há uma ampliação no networking da empresa. Há um fortalecimento quanto aos parceiros e apoiadores, o que garante novas possibilidades de negócio.

Um estudo revelou, por exemplo, que os fãs de NASCAR eram mais fiéis às marcas de cerveja patrocinadoras do que os que não eram fãs. Assim, a Busch, da Budweiser, aproveitou um fortalecimento na fidelidade ao se tornar a cerveja oficial da disputa.

Aumenta a competitividade do negócio

Em um cenário movimentado, é preciso se destacar para chamar a atenção dos consumidores. Ao mesmo tempo, os clientes estão mais exigentes, o que exige uma atuação diferenciada e capaz de convencer as pessoas.

O patrocínio a projetos culturais é um jeito de conseguir esse destaque. É possível, por exemplo, produzir conteúdo diferente para as redes sociais, o que aumenta o engajamento e a atenção para a marca.

Também ocorre a transferência de valores, a melhoria na percepção e a ampliação do valor agregado no consumo. Tudo isso contribui para o empreendimento se diferenciar dos demais, o que gera um grande aumento na competitividade e nos resultados.

Para as pequenas e médias empresas, esse pode ser o segredo para o sucesso. A curitibana Família Farinha é um exemplo. Apesar de ser de pequeno porte, apoia diversos projetos culturais, como a Oficina de Música. Como a realização conta com 80 apresentações e alcança 100 mil pessoas, o negócio consegue se posicionar de um jeito diferente e sair à frente da concorrência.

Permite a dedução de impostos

Quando uma empresa decide patrocinar um projeto cultural que é aprovado pelas leis de incentivo, existe um benefício extra: a dedução de impostos. Basicamente, trata-se de um mecanismo em que os empreendimentos que apoiam certas iniciativas podem reduzir o total investido das declarações de impostos.

Segundo a Lei Rouanet, por exemplo, as pessoas jurídicas podem abater até 4% do valor da declaração anual de Imposto de Renda. Pense em um estabelecimento cuja declaração tem o custo anual de R$ 5 milhões. Nesse caso, há até R$ 200 mil disponíveis para o patrocínio com abatimento total. Na prática, o apoio sai de graça.

Há, ainda, iniciativas regionais, como as estaduais e municipais. Assim, há a dedução de impostos como o ICMS, como é o caso do ProAc SP. Além de diminuir o pagamento de impostos, é possível associar o suporte às contrapartidas que geram mais benefícios.

Patrocinar um projeto cultural é uma ótima alternativa para as empresas. Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o resultado é especialmente satisfatório e há um excelente desempenho.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Nós, da Arte em Curso, estamos prontos para ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?