Blog

Saiba como escolher o local ideal para o seu evento cultural

Saiba como escolher o local ideal

para o seu evento cultural

Na hora de executar um projeto cultural e trazê-lo à vida é fundamental acertar na tarefa de escolher local para evento. Afinal, o endereço está diretamente ligado ao sucesso da realização e até aos resultados oferecidos aos patrocinadores.

Selecionar o espaço adequado aumenta as chances de atrair o público correto. Também é uma forma de conquistar projeção e de garantir que tudo saia exatamente como o planejamento prevê.

Mas, entre tantas opções, como saber qual é a melhor? A seguir, veja algumas dicas imperdíveis para descobrir como tomar a decisão correta!

Reflita sobre a localização

É muito importante escolher um espaço em um endereço adequado e condizente com a proposta do seu evento. Nesse momento, é preciso considerar alguns aspectos principais.

O primeiro é a facilidade de acesso. Não adianta pensar em um local incrível, com todo o espaço disponível, mas que poucas pessoas sabem onde fica ou conseguem chegar. Quanto mais fácil for o acesso, maior é a expectativa de público e melhor é a captação de patrocinadores.

Também é importante pensar nas questões referentes ao reconhecimento e no bom posicionamento. Escolher uma área que tenha tudo a ver com a proposta ajuda a criar o clima certo para os participantes.

A Feira Literária de Paraty (FLIP) é um exemplo. Ela acontece no centro da cidade, que tem um ar histórico e áreas voltadas especificamente à sua realização. Isso faz com que as pessoas se sintam muito mais conectadas com a cultura e com a história do local, o que favorece a experiência.

Avalie a infraestrutura

Em seguida, é o momento de pensar em tudo que o lugar é capaz de oferecer em termos de infraestrutura. Uma apresentação teatral, por exemplo, tem que acontecer em um local com um palco que comporta todos os artistas. Também é necessário que o recinto conte com recursos para utilizar elementos de som e de iluminação.

Observe, ainda, outras questões relevantes. As condições de acessibilidade são essenciais para aumentar a capacidade de receber o público. Na Lei Rouanet, há a necessidade de apresentar contrapartidas sociais. Se uma delas foi a integração de pessoas com deficiência ou dificuldades motoras, é melhor escolher um local com rampas, assentos especiais e longe de escadas.

Outro ponto diz respeito à segurança. Avalie se o lugar tem saídas de emergências e se dispõe de todos os alvarás necessários, como o do Corpo de Bombeiros. Veja, ainda, se existe algum tipo de controle de acesso e se é possível utilizar uma equipe de segurança como apoio, por exemplo.

A intenção é garantir que tudo saia conforme o planejamento, com todos os elementos culturais e com aqueles voltados ao conforto do público.

Um festival de música jovem, por exemplo, pode tomar forma em uma área ampla e descoberta. Porém, é preciso pensar nas questões de acesso, se é possível criar ambientes de descanso e assim por diante.

Considere a capacidade do espaço

Para escolher local para evento, também é muito importante verificar qual é a possibilidade de recepção do público. Na maioria dos casos, configurações diferentes levam a números distintos.

Pense em um grande salão de exposições. Ele comportará menos gente se contar com várias mesas e cadeiras. Por outro lado, o mesmo ambiente pode até dobrar de capacidade se as pessoas ficarem em pé.

Certas características do evento cultural também modificam a capacidade máxima do local. Se o palco tem dimensões diferenciadas e amplas, há uma capacidade menor. Tudo isso tem que ser avaliado de forma individual e de acordo com a proposta aprovada.

Em geral, locais com maior capacidade também cobram mais caro. Portanto, é preciso ponderar a expectativa de público com a disponibilidade de orçamento. Dessa forma, você consegue maneirar nos gastos e cumprir a prestação de contas.

Conheça a reputação e o histórico de público

Como cada ambiente tem características específicas, fique de olho no histórico de comparecimento. Há lugares que são conhecidos por atraírem gente jovem, enquanto outros são famosos por captarem pessoas mais velhas ou interessadas em certos aspectos culturais. Afinal, uma galeria de arte não atrai os mesmos indivíduos que um parque de exposições.

Faça uma análise completa antes de escolher local para evento. Veja quais foram os eventos realizados anteriormente e qual é o tipo de público que mais frequenta o espaço. Para convencer os patrocinadores, atrair a atenção dos interessados certos é essencial. Então, esse entendimento ajuda a definir se o lugar é a melhor alternativa para a sua proposta.

Considere, ainda, qual é a reputação. Lembre-se de que a experiência é fundamental para o seu projeto cultural ser um sucesso. Então, não deixe de conferir se os eventos anteriores correram bem naquele espaço. Vale a pena, até mesmo, ver nas redes sociais qual é a opinião de quem já compareceu ao local.

Verifique a realização de outros eventos

Uma das melhores formas de potencializar a sua realização cultural é aproveitar um ponto onde já existe uma do tipo. Esse é um jeito de “beber das fontes” de outros públicos e conseguir um resultado bem melhor.

Quer um exemplo? Imagine um centro cultural que, em determinada data, conta com uma exposição de fotos. Para aproveitar quem vai até o local, você pode alugar um auditório para apresentar uma peça teatral de tema semelhante. Assim, aumentam as chances de as pessoas se interessarem pela sua proposta, de modo a potencializar o público.

Se não for viável escolher a mesma estrutura, dá para explorar alternativas próximas. Ao criar um “reduto” de cultura, o seu evento ganha projeção e o retorno é favorecido.

Em alguns casos, vale até pensar em realizar uma parceria com outros proponentes. Com a união da sua proposta a outro projeto complementar os resultados podem ser ainda maiores e impactar a satisfação do público.

A tarefa de escolher local para evento é crucial para o sucesso do seu projeto cultural. Ao considerar esses aspectos, você tem a oportunidade de selecionar a alternativa que permite o cumprimento do planejamento. Além de tudo, é um jeito de garantir a melhor experiência para o público.

Quer estar sempre por dentro das novidades e dicas para a execução de projetos culturais? Curta a nossa página no Facebook e fique de olho nas atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?