Blog

Confira 6 dicas práticas para captar patrocinadores

Confira 6 dicas práticas para captar patrocinadores

Com a ajuda dos recursos de empresas, é mais fácil fazer com que os seus projetos culturais ganhem vida. Para conquistar esse resultado é fundamental saber como captar patrocinadores.

A tarefa envolve elaborar um bom projeto e demonstrar os motivos pelos quais o estabelecimento deve oferecer os recursos. Ao fazer tudo da maneira adequada, o resultado virá na forma de uma realização que vai ocorrer como o desejado.

Quer aprender como agir? Então veja 6 dicas práticas para captar patrocinadores e tire as suas dúvidas!

1. Busque as empresas certas

É essencial que os empreendimentos escolhidos tenham sinergia com o projeto. Ao falar de saúde infantil, por exemplo, não é recomendado ser patrocinado por uma empresa de refrigerantes. Se o evento tem a ver com sustentabilidade, é interessante que o estabelecimento busque e pratique esse conceito.

Ao alinhar a imagem propagada e a atuação do negócio é mais fácil criar uma proposta de valor e que será bem recebida. Então, comece por selecionar quais são os empreendimentos adequados.

2. Proponha uma parceria

Na hora de captar patrocinadores é interessante pensar em estabelecer uma parceria — e não uma transação. Mostre que a sua realização pode ajudar o negócio a alcançar objetivos estratégicos e que a relação será positiva para ambos.

Ao atuar mais como uma agência de marketing cultural e menos como um artista que passa o chapéu, a sua proposta é reforçada. Para tornar tudo ainda melhor, vale a pena inscrever o seu projeto em uma lei de incentivo fiscal. Além de todos os benefícios, a empresa poderá abater até 100% do valor investido do Imposto de Renda. Na prática, tudo sairá de graça.

3. Capriche nas contrapartidas

As contrapartidas são vantagens ou “garantias” oferecidas aos patrocinadores. O ideal é que elas sejam atraentes e voltadas para os objetivos estratégicos definidos pelo empreendimento.

Se o negócio busca visibilidade, elabore um planejamento com ações de marketing que ajudam no alcance, como a divulgação nas redes sociais e as ativações de marca. Já quando o estabelecimento deseja melhorar a comunicação interna, o projeto cultural deve ser voltado para o endomarketing, com experiências exclusivas para os funcionários.

4. Seja flexível

Para captar patrocinadores com maior facilidade também é preciso estar aberto a mudanças. Durante as reuniões com as empresas, demonstre que as suas contrapartidas não são engessadas. Apresente o interesse em conhecer as demandas do negócio e alinhar as garantias e os objetivos corporativos.

Em um segundo contato, por exemplo, vale a pena elaborar uma apresentação personalizada e que justifique como o patrocínio vai ajudar a empresa a obter certos efeitos desejados. Com a flexibilidade, as chances de sucesso são ampliadas.

5. Mostre que se preocupa com o resultado

É fundamental demonstrar que o seu interesse não está apenas em captar o dinheiro. O ideal é fazer com que o tomador de decisão entenda que você também está preocupado com o resultado que será gerado.

Como somente palavras não são suficientes, parta para a ação. Ofereça a realização de relatórios pós evento e até em tempo real, se for o caso. Também inclua o acesso aos dados dos participantes e a ajuda na medição do ROI e do ROO. Assim, a empresa terá um auxílio extra para conhecer qual é o retorno do patrocínio.

6. Não tenha medo de tentar

Às vezes, o empreendimento que parece ser perfeito para o seu projeto não topa ser uma patrocinador. Por outro lado, há dezenas de outras opções que podem ajudar a sua realização a ganhar vida.

No momento de captar patrocinadores, não tenha medo de experimentar. Tente o máximo que puder e saiba que as negativas fazem parte da etapa. No entanto, quanto mais vezes você tentar, maiores serão as probabilidades de conseguir o apoio necessário. Confie nisso, experimente e aprenda no processo.

Ao adotar essas práticas, captar patrocinadores se torna um desafio muito menos complexo. Ao final, será mais fácil dar vida às suas ideias e conquistar todos os efeitos esperados.

Já que estabelecer uma parceria é tão importante, aproveite e descubra as expectativas dos patrocinadores sobre um projeto cultural ou esportivo.

Pular para o conteúdo