Blog

Conheça exemplos de sustentabilidade cultural

Conheça exemplos de sustentabilidade cultural

A sustentabilidade é um conceito que tem ganhado força a cada dia. Além da preocupação com os recursos do planeta e com o futuro para as próximas gerações, existe uma intenção voltada para a sociedade. No ramo da cultura, essa é uma questão progressivamente relevante — e os exemplos de sustentabilidade cultural estão aí para provar.

Basicamente, esse conceito tem a ver com a preservação das manifestações culturais de um povo. A ideia é manter as características únicas de um grupo por meio de um desenvolvimento que ocorre de mãos dadas com essa tal abordagem.

Para entender melhor essa questão, veja alguns pontos que merecem atenção.

Como funciona a sustentabilidade cultural?

Um dos pilares da sustentabilidade é o aspecto social, além do financeiro e ambiental. Recentemente, a cultura também surgiu como uma possibilidade. Para colocar isso em prática, é preciso que as pessoas, os seus costumes e as suas tradições estejam no centro do desenvolvimento.

A intenção, portanto, é promover um crescimento que leve em conta a hereditariedade e a construção da identidade cultural de um povo. O papel das empresas é determinante, pois elas precisam entender a importância de valorizar os aspectos únicos da sociedade e da comunidade na qual estão inseridas.

Para colocar esse conceito em prática, é preciso levar a proteção à cultura a um novo nível, bem como reconhecer os níveis de pluralidade — de idiomas, dialetos, costumes, crenças e assim por diante.

Quais são as vantagens e os desafios?

Em primeiro lugar, colocar os exemplos de sustentabilidade cultural em prática é benéfico para toda a sociedade. A proteção e a valorização dos aspectos culturais ajudam a preservar a identidade de um povo.

Além disso, as empresas se beneficiam. Marcas que promovem e valorizam a diversidade, por exemplo, são mais bem-vistas por Millenials e integrantes da Geração Z. Também há um novo conceito conhecido como Corporate Cultural Responsibility ou Responsabilidade Cultural Corporativa.

Ao trabalhá-lo, a empresa consegue se consolidar, melhorar a sua imagem e se diferenciar no mercado. Há, ainda, a chance de aproximar o relacionamento com o público, gerar novas oportunidades de venda e aumentar a fidelização.

Ao mesmo tempo, surgem alguns desafios. É preciso adaptar a cultura empresarial a essa questão, bem como escolher os projetos certos. É possível transmitir os valores desejados com uma boa política de patrocínios.

Quais são os exemplos de sustentabilidade cultural?

Como esse conceito de sustentabilidade está ligado à promoção da cultura, é viável adotar diversas medidas. Um dos exemplos foi o projeto de restauração e revitalização do Complexo Arquitetônico do Palácio do Campo das Princesas. O projeto, em apoio ao prédio do século 19, recebeu o suporte de empresas como FIAT, Bradesco e BTG Pactual.

Para valorizar o aspecto cultural da imigração na maior cidade do país, houve o patrocínio ao restauro e construção do Museu Judaico de São Paulo. Entre os apoiadores, estavam a Volkswagen, o Centro Paulista de Oncologia e Banco Safra.

Para o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, empresas como Natura, Globo e IBM ofereceram recursos. Quanto ao XI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, os patrocinadores incluíram o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, a Agroinvest Transportes e a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN).

Então, entre os exemplos de sustentabilidade cultural estão:

  • restauração ou conservação de prédios ou acervos históricos;
  • manutenção ou construção de museus;
  • apoio a festivais culturais e folclóricos;
  • produção de materiais (vídeos, filmes, CDs) sobre a cultura de uma determinada região;
  • desenvolvimento de atividades em centros culturais e assim por diante.

Ao conhecer os exemplos de sustentabilidade cultural, é possível explorar esse conceito e todos os seus benefícios. Desse modo, você pode melhorar o relacionamento com o público e gerar novas oportunidades.

Já que esse é o tema, aproveite para conhecer quais são as ações de sustentabilidade que beneficiam o público interno e externo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?