Blog

Afinal, como elaborar um projeto cultural sustentável de alto impacto?

Afinal, como elaborar um projeto cultural sustentável de alto impacto?

Na hora de montar um projeto cultural, é fundamental ter um bom planejamento. Com a atuação correta, é mais fácil atrair e convencer os patrocinadores e obter aprovações em editais culturais, o que favorece a realização cultural. Nesse sentido, elaborar um projeto sustentável é muito importante.

Para consolidar tal efeito, é recomendado pensar em alguns elementos, como acessibilidade, inclusão social e democratização de acesso. Em parte, isso favorece a captação de patrocinadores devido à responsabilidade social das organizações (CSR). Cada vez mais as empresas se preocupam em transmitir uma mensagem de que são socialmente responsáveis, então, o patrocínio cultural pode ajudar nessa tarefa.

Para saber como elaborar um projeto sustentável e aumentar o seu impacto, veja 5 dicas imperdíveis.

Defina os aspectos de valor de sustentabilidade

O projeto cultural só terá um elevado impacto para a comunidade se ele se propuser a resolver um problema ou otimizar determinado aspecto. Para tanto, é preciso fazer uma análise aprofundada para entender o que, de fato, é considerado como sustentabilidade para a realização.

Tudo começa pela definição do problema ou aspecto a ser trabalhado. Se a intenção é democratizar o acesso à cultura, por exemplo, o maior valor da abordagem estará em se voltar para um público específico e/ou oferecer entradas gratuitas.

Já se o objetivo é ampliar o entendimento sobre um assunto de interesse da sociedade, todo o planejamento deve seguir ao redor desse conceito. Imagine um projeto cultural que ganhará vida na semana do meio ambiente, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre o uso dos recursos naturais.

Para ser considerado de alto impacto, o projeto sustentável deverá planejar como a cultura será integrada a esse tema, como por meio de apresentações específicas. Um bom exemplo é o The Big Tent Festival. Ele é o maior ecofestival da Escócia e envolve diversas atrações musicais em sua realização. Ao mesmo tempo, tem atividades voltadas para o meio ambiente, como espaços de alimentação saudável e orgânica, palestras sobre o tema e outras ações.

Portanto, o primeiro passo é definir qual é o objetivo do projeto e como ele gerará o impacto de sustentabilidade. Depois de estabelecer qual será o público atingido, é mais fácil escolher a abordagem correta.

Planeje uma comunicação bem estruturada

Além de tudo, é indispensável que a comunicação seja reforçada. Não adianta ter um projeto cultural sustentável com ótimo potencial, mas do qual as pessoas pouco sabem. Se a intenção é aumentar a chance de obter patrocinadores, tudo deve estar previsto para maximizar o alcance.

Imagine que o projeto será executado por meio das leis de incentivo fiscal. É preciso, por exemplo, respeitar as obrigações quanto aos limites de divulgação e impressão dos materiais de divulgação, como folhetos e banners. É essencial ir além e pensar em como demonstrar os benefícios para os patrocinadores.

Se a realização é aprovada pela Lei Rouanet, as empresas podem investir até 4% do Imposto de Renda e conquistar o abatimento na declaração seguinte. Na prática, o investimento sai de graça. A lei permite que o evento cultural invista de 20% a 30% do valor captado em divulgação. Ao fortalecer esse aspecto de possibilidades de comunicação junto ao potencial patrocinador, as chances de obter patrocínio são ampliadas.

Também é importante pensar em como as pessoas certas serão atingidas. Se uma das ações de sustentabilidade prevê o acesso gratuito de parte do público, é necessário que a comunicação chegue a esses indivíduos. Das redes sociais às ações no “mundo real”, tudo deve estar integrado para comunicar os valores da realização.

Invista em capacitação

Já que o projeto sustentável tem a missão de gerar um impacto positivo na comunidade, ele não precisa ter a ver apenas com a cultura. É claro que o acesso à arte é benéfico, mas é possível ir muito mais longe.

Uma das principais possibilidades surge pela criação de cursos, workshops, oficinas e outras capacitações. As pessoas que comparecerem ao evento não apenas poderão se divertir, como também terão novas possibilidades na vida e na carreira.

Imagine um projeto cultural que traz ações musicais e ainda realiza cursos de produção cultural em uma comunidade carente. Isso faz com que os participantes ganhem novas oportunidades, o que reforça a questão sustentável e permite que os patrocinadores atinjam as suas metas de responsabilidade social corporativa.

O Projeto Vitrine Cultural & Gastronômica é um bom exemplo. Depois de passar por dezenas de cidades brasileiras, já realizou mais de 200 apresentações artísticas, workshops e oficinas gastronômicas. Assim, os participantes se divertem e ainda têm acesso a novos conhecimentos!

Busque inspiração em cases de sucesso

Para conquistar um bom desempenho, é válido conhecer outras alternativas bem-sucedidas de projeto sustentável. Ao se deparar com cases de sucesso, é possível se inspirar e entender o que, de fato, é importante.

De maneira global, uma ótima inspiração é o Global Citizen Festival. Ele acontece na cidade de Nova York e tem o principal objetivo de ajudar a acabar com a pobreza extrema até 2030. Para garantir a participação, as pessoas devem completar atos de caridade e contribuição para o planeta, como assinar petições ou se envolver em campanhas. A cada ano, grandes estrelas da música mundial se apresentam e trazem visibilidade para a causa.

Ao se inspirar nessa possibilidade, você poderá criar um projeto sustentável que é atrativo e, principalmente, que gera muito impacto positivo na comunidade. Como resultado, é mais fácil conquistar patrocinadores e obter aprovação em editais culturais.

No Brasil, uma ação que também merece destaque é a abordagem cultural Identidade e Diferença. Ela apresenta obras de crianças do Jacarezinho, comunidade do Rio de Janeiro. Além de tudo, são realizadas palestras e oficinas, o que ajuda a aumentar a consciência de quem participa.

Já o Paraty Eco Festival traz para a cidade literária uma nova abordagem. A programação inclui rodas de conversa com etnias locais, desfiles, feira criativa e ecocine. Trata-se de uma forma de integrar culturas e maximizar o alcance e o impacto. Inspirar-se nessas possibilidades, portanto, traz ótimas ideias para a sua atuação.

Tenha o apoio de uma assessoria

Para conseguir trazer o projeto à vida, é fundamental considerar uma série de aspectos. Você terá que pensar em elementos como o público, os objetivos e as ações, o cronograma e até as cotas de patrocínio. Essas etapas podem demandar mais esforços do que o esperado, então, ter ajuda é importante.

Para concretizar seu projeto sustentável, recomenda-se buscar o apoio de uma assessoria. Uma equipe especializada poderá ajudá-lo com toda a preparação.

Ao final, será muito mais fácil levantar os aspectos sustentáveis e que realmente geram impacto, além de aumentar as chances de obter o financiamento por parte dos patrocinadores.

Como você viu, elaborar um projeto sustentável é uma forma de atrair um número maior de patrocinadores e de gerar um impacto positivo na comunidade. Não deixe de seguir essas dicas e conte com o apoio certo para chegar ao sucesso!

Já que o suporte de uma assessoria para projetos faz toda a diferença, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a atingir seus objetivos!